Sabemos que muitos alunos apresentam
dificuldades de aprendizagem, mas, é importante que saibamos se os mesmos de
fato apresentam dificuldades em aprender ou se existe algum transtorno ou quem
sabe, distúrbio... Mas,qual é a diferença entre os três?
Transtorno: Disfunção na região frontal do cérebro, portanto, de origem INTERNA
(comprometimento neurológico), ou seja, independe do desejo que a pessoa possa
ter de desempenhar atividades da forma que a família, a escola ou a sociedade
esperam dela. A mesma precisa, portanto, de ajuda especializada, para atingir
os objetivos de desempenho social e acadêmico satisfatório. O termo Transtorno
é usado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos
clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e
interferência com funções pessoais.
Distúrbio: O distúrbio é uma disfunção no processo natural da aquisição de
aprendizagem, ou seja, na seleção do estímulo, no processamento e no
armazenamento da informação e, consequentemente, o problema aparece na emissão
da resposta. É uma disfunção na região parietal (lateral) do cérebro, com falha
na atenção sustentada, no processamento do estímulo e na resposta que é dada a
ele, causando lentidão no processamento cognitivo e na leitura, sem
comprometimento comportamental aparente, ou seja, o distúrbio está mais
vinculado ao aluno, na medida em que sugere a existência de comprometimento
neurológico, sendo mais utilizado pela perspectiva clínica ou remediativa.
Resumindo, o termo “distúrbio” está mais vinculado ao aluno, na medida em que
sugere a existência de comprometimento neurológicos em funções corticais
específicas.
As dificuldades de aprendizagem podem ter inúmeras origens que diferem dos
transtornos e distúrbios que se originam numa disfunção cerebral, ou seja, de
origem orgânica. A criança com dificuldades pode apresentar este quadro devido
a:
- Os atrasos no desempenho acadêmico por falta de interesse
- Perturbação emocional
- Inadequação metodológica
- Mudança no padrão de exigência da escola.
Trocando em miúdos, o termo “dificuldade” está mais relacionado a problemas de
ordem psicopedagógica e/ou sócio - culturais, ou seja, o problema não está
centrado apenas no aluno.
Observação: Distúrbios e transtornos de aprendizagem requerem uma equipe
multidisciplinar, enquanto as dificuldades escolares pedem acompanhamento
psicopedagógico, que possa minimizar as interferências EXTERNAS que prejudicam
a aprendizagem.
É importante enfatizar que Distúrbios e Transtornos não estão diretamente
ligados à deficiência Intelectual. A criança pode apresentar Transtornos,
distúrbios e dificuldades de aprendizagem e não apresentar deficiência
intelectual e o contrário também pode ocorrer já que se um aluno consegue
realizar todas as atividades dentro de suas limitações, não necessariamente
apresenta dificuldades de aprendizagem, uma vez que aprende TUDO dentro de suas
possibilidades.
Priscilla Amaral - Pedagoga
Livro da minha amiga Priscilla Amaral, que tive a honra de prefaciar.
Este é outro livro de Priscilla Amaral
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