Ally e Ryan

Ally e Ryan

quarta-feira, 20 de maio de 2015

As diferenças entre Transtornos de Aprendizagem, Dificuldades de aprendizagem e Distúrbios de Aprendizagem...

Sabemos que muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, mas, é importante que saibamos se os mesmos de fato apresentam dificuldades em aprender ou se existe algum transtorno ou quem sabe, distúrbio... Mas,qual é a diferença entre os três?

Transtorno: Disfunção na região frontal do cérebro, portanto, de origem INTERNA (comprometimento neurológico), ou seja, independe do desejo que a pessoa possa ter de desempenhar atividades da forma que a família, a escola ou a sociedade esperam dela. A mesma precisa, portanto, de ajuda especializada, para atingir os objetivos de desempenho social e acadêmico satisfatório. O termo Transtorno é usado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais.


Distúrbio: O distúrbio é uma disfunção no processo natural da aquisição de aprendizagem, ou seja, na seleção do estímulo, no processamento e no armazenamento da informação e, consequentemente, o problema aparece na emissão da resposta. É uma disfunção na região parietal (lateral) do cérebro, com falha na atenção sustentada, no processamento do estímulo e na resposta que é dada a ele, causando lentidão no processamento cognitivo e na leitura, sem comprometimento comportamental aparente, ou seja, o distúrbio está mais vinculado ao aluno, na medida em que sugere a existência de comprometimento neurológico, sendo mais utilizado pela perspectiva clínica ou remediativa. Resumindo, o termo “distúrbio” está mais vinculado ao aluno, na medida em que sugere a existência de comprometimento neurológicos em funções corticais específicas.


As dificuldades de aprendizagem podem ter inúmeras origens que diferem dos transtornos e distúrbios que se originam numa disfunção cerebral, ou seja, de origem orgânica. A criança com dificuldades pode apresentar este quadro devido a: 

- Os atrasos no desempenho acadêmico por falta de interesse
- Perturbação emocional
- Inadequação metodológica 
- Mudança no padrão de exigência da escola.

Trocando em miúdos, o termo “dificuldade” está mais relacionado a problemas de ordem psicopedagógica e/ou sócio - culturais, ou seja, o problema não está centrado apenas no aluno.
Observação: Distúrbios e transtornos de aprendizagem requerem uma equipe multidisciplinar, enquanto as dificuldades escolares pedem acompanhamento psicopedagógico, que possa minimizar as interferências EXTERNAS que prejudicam a aprendizagem.
É importante enfatizar que Distúrbios e Transtornos não estão diretamente ligados à deficiência Intelectual. A criança pode apresentar Transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem e não apresentar deficiência intelectual e o contrário também pode ocorrer já que se um aluno consegue realizar todas as atividades dentro de suas limitações, não necessariamente apresenta dificuldades de aprendizagem, uma vez que aprende TUDO dentro de suas possibilidades.



Priscilla Amaral - Pedagoga

Livro da minha amiga Priscilla Amaral, que tive a honra de prefaciar.


Este é outro livro de Priscilla Amaral

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