Ally e Ryan

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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Curso Inclusão da Pessoa com Deficiência no ambiente escolar e social

 
Olá pessoal, estou administrando um novo curso em mais um espaço educacional, confiram abaixo:
 
Autor e Professor: Ariovaldo Vieira da Silva
 Inscrições Abertas
Descrição e Objetivos
A inclusão de pessoas com deficiência nos diversos ambientes sociais tem sido o desafio da sociedade atual. As pessoas com deficiência não aceitam mais serem aceitas no meio social, elas querem igualdade de acesso e oportunidade, assim poderão exercer sua cidadania com autonomia e independência.
Embora as experiências pioneiras em inclusão tenham sido feitas na segunda metade dos anos 80, foi no início da década de 90 que o mundo da educação tomou conhecimento de um novo caminho para uma relação social baseada na qualidade e verdadeiramente aberta para todas as pessoas.
Esse caminho, conhecido como inclusão, difere substancialmente das formas antigas de inserção social de pessoas com deficiência e/ou com outros tipos de condições atípicas, no sentido de que a inclusão requer mudanças na perspectiva pela qual a sociedade deve ser entendida.
Naturalmente que qualquer mudança social requer a participação escolar no movimento em que se atua e por isso não podemos propor a ideia sem passar pelo debate educativo.
O objetivo principal do curso é conduzir o aluno para esse universo, fazê-lo entender que a diversidade humana está presente em todas as relações sociais e assim devemos preparar a sociedade para todos. Nesse contexto o curso em tela age como facilitador do processo, dando aos alunos subsídios textuais, legais e sociais para que eles possam compreender o dinamismo da inclusão.
Público
Psicólogos, psicopedagogos, educadores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores de escola, pais, estudantes de licenciaturas e pedagogia, administradores, empregadores, gestores de Rh e demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.
Conteúdo Programático – 100 horas
Módulo 01 - Processo histórico das pessoas com deficiência e quem são as pessoas com deficiência – 20 horas.
Neste módulo vamos estudar o processo histórico da Pessoa com Deficiência inserida no contexto social. O estudo vai nos permitir entender a dinâmica da exclusão e como a sociedade pode inserir um novo modelo de relações sociais, baseada no respeito a diversidade.
Além disso, vamos abordar a terminologia correta a ser usada para se referir a pessoa com deficiência, sob a ótica da lei. O uso do termo correto é fundamental para que todos possam se relacionar com afetividade e igualdade.
Módulo 02 - Direitos das pessoas com deficiência, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Tecnologias Assistivas, Desenho Universal e conceitos sobre acessibilidade – 20 horas.
O reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência constitui importante conquista desse segmento da sociedade. Os direitos são colocados não como privilégios, mas como forma de equiparar acessos, oportunidades e melhores condições de exercer a plena cidadania. Serão feitas abordagens sobre o pacto internacional que culminou na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de
Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências”.
Como condição precípua para o exercício desses direitos, é importante conceituar o Desenho Universal como prática a ser implantada nas edificações, comunicações e acessos de qualquer natureza e para isso conhecer o conceito universal de acessibilidade é fundamental.
 Módulo 03 - Integração e inclusão, caminhos para uma sociedade fraterna – 20 horas.
 Integração e inclusão são dois modelos de inserção complementares. Notamos que atualmente estamos passando por uma fase de transição e isso demanda tempo e paciência. Nas escolas principalmente, são praticadas ações que mais se assemelham ao modelo de integração, quando deveriam estar praticando o paradigma da inclusão. Em sendo assim, o módulo objetiva conduzir o aluno à reflexão e ser o facilitador para que todos possam compreender que embora ambos os modelos sejam semelhantes, eles diferem nas relações sociais. Valorizar a diversidade humana é o caminho para uma sociedade melhor.
Módulo 04 - Alunos com deficiência no Ensino Regular e Audiolivro – 20 horas.
 O Módulo 4 abordará o convívio dos alunos com deficiência do Ensino Infantil e Ensino Fundamental. Desta forma, nossos alunos compreenderão melhor o universo dessas pessoas. Abordagens de todos os aspectos e especificidades da relação professor/aluno com deficiência. Os benefícios da inclusão e os medos decorrentes dela. Este módulo é com absoluta certeza o mais polêmico, isso porque ainda há forte resistência das escolas em matricular alunos com deficiência, portanto, quando o aluno atingir essa aula ele vai estar entendendo melhor o processo de inclusão e aceitará melhor esse paradigma.
 Neste módulo vamos abordar mais uma forma de tecnologia assistiva, o audiolivro, que nada mais é que um livro gravado em áudio, e que pode ser encontrado em CD ou em outros formatos como MP3. Muitos audiolivros encontram-se em domínio público e podem ser baixados gratuitamente na internet. É um produto que não se destina exclusivamente a pessoas com deficiência visual, embora tenha nelas um público fiel; destina-se também a pessoas que enxergam e que gostam de escutar o livro enquanto dirigem ou fazem outras atividades.
Módulo 05 - Pessoas com deficiência e o mercado de trabalho – 20 horas.
O objetivo principal deste módulo e realizar o fechamento do curso levando o aluno a refletir sobre a importância da inclusão na vida da pessoa com deficiência, possibilitando a ela a oportunidade de trabalhar e garantir seu sustento próprio e da sua família. É fundamental abordar a Lei de Cotas e como esse processo modifica a vida da pessoa e da sociedade. Pelo trabalho, a pessoa com deficiência deixa de receber benefícios sociais e passa a ser sujeito da sua própria história.
Autoria - Coordenação e Tutoria
Ariovaldo Vieira da Silva
Gestor em Educação da Prefeitura de São Paulo desenvolve projetos de educação para crianças com deficiência através de atividades educacionais na modalidade a distância, em especial cursos de Inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar e social. Como tutor também faz tutoria em cursos de Sustentabilidade, todos eles promovidos pela Cia. Engenharia de Tráfego de São Paulo. Advogado e sociólogo considera que ser educador foi sua melhor opção. http://lattes.cnpq.br/0163276791458674 e http://arivieiracet.blogspot.com.br
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 100 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas off-line.
 
O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Diferenciais
 - Tutoriais de estudo - Haverá fóruns para debates e fóruns avaliativos a cada módulo.
 - Alguns chats serão marcados pela professora para troca de experiências e relacionados aos conteúdos estudados. Recomendamos sua frequência e participação.
 Suporte Técnico
Disponibilizamos um suporte técnico por e-mail, telefone, skype e dentro do curso no “plantão tira-dúvidas” para auxiliar os inscritos na navegação.
Todos os inscritos terão acesso ao vídeo do Manual do Aluno, de fácil entendimento, para conhecer e utilizar todas as ferramentas disponíveis na plataforma de ensino a distância da GPEC Forma EAD.
 Requisitos Necessários para se estudar a distância
Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.
Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da instituição GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa, selo da ABED e selo de autenticidade.
Os cursos online oferecidos pela Gpec estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.
Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.
Valor
Este curso possui um investimento total de R$ 110,00 (Cento e Dez Reais)
 
Formas de Inscrição e Pagamento
Temos três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário
O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
 
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e as instruções de acesso enviadas por e-mail, após a confirmação de pagamento.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas vezes sem juros com seus dados para pagamento (para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo com CEP).
 Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária e em casas lotéricas.
Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos, envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br
Atenciosamente
 
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”
GPEC FORMA - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel. 11 - 3782-0635
São Paulo - SP

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