Olá pessoal, estou administrando um novo curso em mais um espaço educacional, confiram abaixo:
Autor e Professor: Ariovaldo Vieira da Silva
Descrição e Objetivos
A inclusão de pessoas com deficiência
nos diversos ambientes sociais tem sido o desafio da sociedade atual. As
pessoas com deficiência não aceitam mais serem aceitas no meio social, elas
querem igualdade de acesso e oportunidade, assim poderão exercer sua cidadania
com autonomia e independência.
Embora as experiências pioneiras em
inclusão tenham sido feitas na segunda metade dos anos 80, foi no início da
década de 90 que o mundo da educação tomou conhecimento de um novo caminho para
uma relação social baseada na qualidade e verdadeiramente aberta para todas as
pessoas.
Esse caminho, conhecido como inclusão,
difere substancialmente das formas antigas de inserção social de pessoas com
deficiência e/ou com outros tipos de condições atípicas, no sentido de que a
inclusão requer mudanças na perspectiva pela qual a sociedade deve ser
entendida.
Naturalmente que qualquer mudança
social requer a participação escolar no movimento em que se atua e por isso não
podemos propor a ideia sem passar pelo debate educativo.
O objetivo principal do curso é
conduzir o aluno para esse universo, fazê-lo entender que a diversidade humana
está presente em todas as relações sociais e assim devemos preparar a sociedade
para todos. Nesse contexto o curso em tela age como facilitador do processo,
dando aos alunos subsídios textuais, legais e sociais para que eles possam
compreender o dinamismo da inclusão.
Público
Psicólogos, psicopedagogos, educadores, pedagogos,
coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores de escola,
pais, estudantes de licenciaturas e pedagogia, administradores, empregadores,
gestores de Rh e demais profissionais interessados em aprimorar seus
conhecimentos sobre o assunto.
Conteúdo Programático – 100 horas
Módulo 01 - Processo histórico das pessoas com deficiência e quem são as pessoas com
deficiência – 20 horas.
Neste módulo vamos estudar o processo
histórico da Pessoa com Deficiência inserida no contexto social. O estudo vai
nos permitir entender a dinâmica da exclusão e como a sociedade pode inserir um
novo modelo de relações sociais, baseada no respeito a diversidade.
Além disso, vamos abordar a
terminologia correta a ser usada para se referir a pessoa com deficiência, sob
a ótica da lei. O uso do termo correto é fundamental para que todos possam se
relacionar com afetividade e igualdade.
Módulo 02 - Direitos das pessoas com deficiência, Convenção sobre os Direitos das
Pessoas com Deficiência, Tecnologias Assistivas, Desenho Universal e conceitos
sobre acessibilidade – 20 horas.
O reconhecimento dos direitos das
pessoas com deficiência constitui importante conquista desse segmento da
sociedade. Os direitos são colocados não como privilégios, mas como forma de
equiparar acessos, oportunidades e melhores condições de exercer a plena
cidadania. Serão feitas abordagens sobre o pacto internacional que culminou na
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda
novo, utilizado para identificar todo o arsenal de
Recursos e Serviços que contribuem
para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência
e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. É
também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços,
estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas
encontrados pelos indivíduos com deficiências”.
Como condição precípua para o exercício
desses direitos, é importante conceituar o Desenho Universal como prática a ser
implantada nas edificações, comunicações e acessos de qualquer natureza e para
isso conhecer o conceito universal de acessibilidade é fundamental.
Módulo
04 - Alunos
com deficiência no Ensino Regular e Audiolivro – 20 horas.
Módulo 05 - Pessoas com deficiência e o mercado
de trabalho – 20 horas.
O objetivo principal deste módulo e
realizar o fechamento do curso levando o aluno a refletir sobre a importância
da inclusão na vida da pessoa com deficiência, possibilitando a ela a
oportunidade de trabalhar e garantir seu sustento próprio e da sua família. É fundamental
abordar a Lei de Cotas e como esse processo modifica a vida da pessoa e da
sociedade. Pelo trabalho, a pessoa com deficiência deixa de receber benefícios
sociais e passa a ser sujeito da sua própria história.
Autoria -
Coordenação e Tutoria
Ariovaldo Vieira da Silva
Gestor em Educação da Prefeitura de São Paulo
desenvolve projetos de educação para crianças com deficiência através de
atividades educacionais na modalidade a distância, em especial cursos de
Inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar e social. Como tutor
também faz tutoria em cursos de Sustentabilidade, todos eles promovidos pela
Cia. Engenharia de Tráfego de São Paulo. Advogado e sociólogo considera que ser
educador foi sua melhor opção. http://lattes.cnpq.br/0163276791458674 e http://arivieiracet.blogspot.com.br
Carga Horária e
Horário do curso
A carga horária estimada para
esse curso é de 100 horas/aula,
divididas entre estudos e interação online e pesquisas off-line.
O horário de estudos é
estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Diferenciais
Disponibilizamos um suporte técnico por e-mail,
telefone, skype e dentro do curso no “plantão tira-dúvidas” para auxiliar os
inscritos na navegação.
Todos os inscritos terão acesso ao vídeo do Manual do Aluno, de fácil entendimento, para
conhecer e utilizar todas as ferramentas disponíveis na plataforma de ensino a
distância da GPEC Forma EAD.
Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
Computador com acesso a internet. É necessário ao
inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar
e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats dentro do curso onde estas
ferramentas serão muito utilizadas.
Não há encontros presenciais, assim o
curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.
Avaliação e Certificação
O
curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1.
Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2.
Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3.
Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4.
Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação
será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).
O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do
curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado
internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu
certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do
curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a)
professor(a) do curso, dados da instituição GPEC (CNPJ, endereço), e o código
de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado
impresso, este será enviado por correio, mediante pagamento de uma taxa de
impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá
todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como:
conteúdo programático, carimbo da empresa, selo da ABED e selo de
autenticidade.
Os cursos online oferecidos pela Gpec estão classificados como cursos
livres de atualização, aprimoramento, qualificação
profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.
Os
certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando
a carga horária descrita.
Valor
Este curso possui um investimento total
de R$ 110,00 (Cento e Dez Reais)
Formas de Inscrição
e Pagamento
Temos
três opções de inscrição e pagamento:
1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão
VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento
on-line ou Boleto Bancário
O
pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito,
débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é
totalmente seguro, garantido pela UOL.
Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no
banner : Pagar com Pag Seguro
. Abrirá uma janela de formulário.
Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu
endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada e as
instruções de acesso enviadas por e-mail, após a confirmação de pagamento.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e
não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido,
simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o
comprovante da ordem de serviço por e-mail.
3 - Envio por e-mail de
Boleto Bancário da Caixa Econômica em até duas
vezes sem juros com seus dados para pagamento (para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome
completo, Endereço completo com CEP).
Atenciosamente
Equipe GPEC
“ Pouco a
pouco.....transformando a educação”
GPEC FORMA - GRUPO
DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel. 11 - 3782-0635
São Paulo - SP
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