A
organização do ambiente de ensino é fundamental para que crianças com autismo
permaneçam na atividade proposta e sintam-se motivadas a aprender. A
desorganização do ambiente, assim como a falta de planejamento das atividades,
podem causar agitação na criança, desviando seu foco.
Os locais
onde a criança come, aprende e se diverte devem estar claramente sinalizados, e
não é conveniente manter à sua vista excesso de materiais. Se for o momento de
alimentação, por exemplo, a criança deve visualizar somente a comida,
retirando-se de seu alcance jogos e evitando-se que assista à televisão.
Como
todas as crianças, alunos com autismo também precisam de espaços para
recreação, se possível em lugares amplos e abertos, uma vez que a maioria não
gosta de lugares muito fechados.
A
utilização de materiais visuais, como fotografias e ilustrações, também são
úteis no processo de educação de crianças com autismo, pois elas possuem grande
capacidade de armazenar imagens em seus cérebros. As imagens são úteis tanto
para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento da comunicação e para
aumentar sua compreensão e regular seu comportamento social.
Ao
ensinar à criança como cumprimentar as pessoas, por exemplo, é importante
mostrar um cartaz ou fotografia de mãos se apertando. Ao anunciar a hora do
recreio, o professor pode mostrar uma fotografia do parque da escola, e ao
encerrar as atividades do dia, pode mostrar uma ilustração de casa, para
indicar à criança que ela agora retornará ao seu lar.
Fonte:
Desafiando el autismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário