Ally e Ryan

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sexta-feira, 14 de junho de 2013

Livro Transtornos de Conduta - Síndromes Diversas


Minhas considerações sobre o livro Transtornos de Conduta

Síndromes Diversas

Autora: Priscilla Amaral

Olá pessoal. Conclui hoje de ler o livro acima mencionado escrito pela minha amiga Priscilla Amaral. Alguns livros são importantes para aprofundarmos o processo de inclusão, ainda em curso. E o livro em questão atendeu os requisitos necessários para esse fim.

Inicialmente, é fundamental frisar a formatação da obra. A autora aborda casuísticas de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais. Priscilla utilizou da forma empírica para fundamentar suas ideias e o resultado obtido é bastante interessante.

Ao ler os diversos estudos de casos é possível elaborar algumas conclusões:

- Quando o profissional da sala de recursos multifuncionais trabalha articulado com o docente da sala comum, os resultados são amplamente favoráveis aos alunos. Em sendo assim, é fundamental que os docentes articulem suas ações com os profissionais da SRM.

- O livro tem um lado que considero muito positivo: ele desmistifica aquela questão que remete somente aos alunos com deficiência a dificuldade de aprendizagem. Alunos com depressão infantil, oriundos de famílias desestruturadas, subnutrição e outros fatores também devem ser elencados e analisados pela comunidade escolar, quando apresentarem dificuldades de aprendizagem.

- Outro dado relevante que destaco é o processo de anamnese utilizado pela autora para se estabelecer a cada aluno uma conduta específica.  Infelizmente muitos profissionais de educação acreditam que deveria haver um manual para lidar com as deficiências ou dificuldades de aprendizagem dos alunos, o que é um engano. As pessoas são diferentes, portanto, a estratégia e o planejamento adotados para alguns não necessariamente devem ser aplicados para os demais. E investigar a vida social do aluno, suas relações sociais e familiares, sua vida pregressa e outros elementos são fundamentais para o sucesso da proposta de ensino que deve ser adotada, e nesse sentido o trabalho da Priscilla Amaral é um exemplo que deve ser seguido.

- A escola é o ambiente propício para a promoção da paz, da reconciliação e da convivência entre as diferenças; por isso, não podemos deixar que seja alvo da intolerância, do preconceito e da violência. Para que essa finalidade seja totalmente alcançada é necessário que haja um trabalho conjunto entre toda a comunidade escolar, a articulação deve envolver o profissional da SRM, os professores, os pais, a direção e os demais alunos.

O livro apresenta diversas Síndromes e o seu conhecimento ajuda no processo de ensino-aprendizagem. E tem uma informação que apreciei muito: quando a autora refere-se que nem sempre a aprendizagem do aluno deve ser a prioridade da escola. Outros fatores são importantes, como preparar o aluno com deficiência ou com alguma dificuldade de aprendizagem para relações sociais, para suas atividades diárias e para seu próprio futuro. Esta colocação tão bem exposta pela autora vai de encontro ao pensamento de muitos outros educadores, no quais me incluo, que defendem que até há alguns anos a criança com limitação intelectual, moderada ou severa era considerada incapaz de aprender, necessitando apenas de cuidado e proteção. A partir do momento em que o sistema educacional proporciona a oportunidade de crianças e adolescentes em idade escolar frequentarem a escola regular, esta se defronta com a questão do currículo a ser proposto, sem dúvida um desafio aos educadores que atuam junto a esta população. Ao delinearmos um currículo para esta clientela, em que o foco é o desenvolvimento das habilidades mais relevantes da vida diária do aluno, de forma a possibilitar que ele participe tão independentemente quanto possível na sua comunidade. Para isso, devemos levar em conta alguns aspectos como: funcionalidade, adequação a idade cronológica, interações com os pares sem deficiência e desenvolver nos alunos a oportunidade de escolha.

Para os docentes que ainda são resistentes a presença de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de ensino regular, indico uma frase da autora:

“Quando comecei a lecionar em Sala de recursos, observei uma enorme diferença já que não são mais salas “fechadas”, assim como as salas de ensino regular, e sim atendimentos que objetivam a melhoria do aluno na sala de ensino regular. Trocando em miúdos, a sala especial segregava e a Sala de recursos auxilia o aluno para que apresente melhor desempenho no ensino regular”.

Gostei muito desta colocação porque a educação é a porta de entrada para a participação plena na sociedade. É particularmente importante para crianças com deficiência, que frequentemente são excluídas. Muitos dos benefícios da escola consolidam-se ao longo do tempo – por exemplo, garantir o sustento na vida adulta –, mas alguns são visíveis quase imediatamente. A participação na vida escolar é importante para crianças com deficiência, uma vez que corrige equívocos que impedem a inclusão. E quando essas crianças são capazes de frequentar a escola, pais, mães e cuidadores conseguem encontrar tempo para outras atividades, como trabalhar e descansar.

Em princípio, todas as crianças têm o mesmo direito à educação. Mas, na prática, esse direito é desproporcionalmente negado a crianças com deficiência. Consequentemente, fica prejudicada sua capacidade de usufruir de todos os direitos de cidadania e de assumir papéis valorizados pela sociedade – principalmente por meio de emprego remunerado.          Enfim, indico o livro para todos, em especial para os docentes, pais de crianças com deficiência e para todos os profissionais que atuam na área. A leitura é dinâmica, leve e muito reflexiva.

Parabéns Priscilla Amaral e muito sucesso para você e seus alunos.

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