Ally e Ryan

Ally e Ryan

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do professor, dia da minha professora

Hoje é dia do professor. Profissional fundamental na formação do cidadão. Ontem dei uma entrevista para o Portal Ig sobre o tema (quem quiser ler basta acessar o link
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/leitores+do+ig+homenageiam+professores/n1237801386978.html
Sou de um tempo em que a professora exercia uma forte influência sobre nós. A minha primeira professora Dorothea Carvalho, da Escola Municipal Parque Rodrigues Alvez, na Parada Inglesa, São Paulo foi de uma importância vital na minha vida e na minha formação acadêmica. Comento isso sempre pelo fato de ter sido matriculado no auge do processo de integração escolar (1967). Por esse processo o aluno que tinha alguma deficiência era aceito na escola, no entanto, ele tinha que "se curar da deficiência" e o medo de ser misturado com outras crianças fazia com que a criança com deficiência fosse isolada e sem possibilidade de avançar nos estudos. Isso aconteceu comigo, fui colocado numa sala estranha com alunos repetentes e excluídos e lá fiquei por quase dois anos.
Um dia essa eterna e querida professora sentou-se ao meu lado e foi passando uma série de lições para mim e observou pouco depois que eu era capaz de seguir o ensino regular. Brigou na diretoria e me levou para sua turma regular, assumindo toda responsabilidade pelo ato. Com ela fui alfabetizado, aprendi valores morais, matemática e tudo mais. Avancei nos estudos... depois meu pai mudou de bairro e a vida seguiu seu curso...
A professora Dorothea foi muito mais importante para mim do que qualquer outro professor, afinal, ainda num distante ano de 1967 ela deu uma lição de inclusão para todos. Aqui fica minha homenagem a ela e a todos nós que fazemos das aulas um instrumento de exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário