Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, com característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, 2007).
Os objetivos da Tecnologia Assistiva são:
Independência
Qualidade de Vida e inclusão social
Ampliar a comunicação
Ampliar a mobilidade
Ter controle do ambiente
Dar apoio as habilidades para o trabalho
TECNOLOGIA ASSISTIVA DE APOIO À AUDIÇÃO
SISTEMA LOOPS
Sistema de rádio-frequência que serve para amplificar o som para a pessoa com deficiência auditiva ou surdez. Pode ser instalado na sala de aula, em auditórios etc.
TTY - TELEFONE PARA PESSOAS COM SURDEZ
Usado com o fone do telefone fixo. Também existe com impressora e mostrador visual ampliado, tendo o teclado igual ao de um computador.
ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA
As adequações físicas feitas mais freqüentemente são:
marcação ou organização de cantos temáticos na sala de aula;
cortinas que abafam sons externos; e
telhas, materiais de construção, divisores de madeira ou painéis de parede que abafam sons.
ADEQUAÇÕES TÁTEIS
Muitos alunos com surdocegueira ou com deficiência múltipla, até mesmo os que possuem resíduo visual utilizam, de alguma forma, o tato como uma ferramenta para o aprendizado, pois as informações táteis lhes são essenciais ao desenvolvimento de conceitos.
Adequações táteis a materiais didáticos (exceto o sistema Braille) podem ser feitas com criatividade e com materiais que já se encontram na própria escola. Podem-se adaptar mapas, gráficos e outros materiais visuais de duas maneiras diferentes:
Aplicando-se marcadores ou materiais táteis (incluindo sistema Braille, se houver palavras no material e se a criança souber ler) diretamente nos recursos;
Desenvolvendo um novo recurso, inteiramente tátil e não necessariamente parecido com os materiais visuais que representa, mas que tatilmente representa aquele local, por exemplo, na região amazônica utilizar um material que tatilmente passe a sensação térmica da floresta ou dos rios.
Adequar recursos visuais já existentes com características táteis leva pouco tempo e proporciona à criança, com surdocegueira ou com deficiência múltipla com dificuldades visuais, o uso do mesmo material que os seus colegas. Por exemplo, informações expressas por meio de tabelas com linhas e colunas. Os leitores de Braille geralmente têm dificuldade com esse tipo de material, já que no sistema Braille as informações são lidas linearmente.
Adequações táteis a materiais didáticos (exceto o sistema Braille) podem ser feitas com criatividade e com materiais que já se encontram na própria escola. Podem-se adaptar mapas, gráficos e outros materiais visuais de duas maneiras diferentes:
Aplicando-se marcadores ou materiais táteis (incluindo sistema Braille, se houver palavras no material e se a criança souber ler) diretamente nos recursos;
Desenvolvendo um novo recurso, inteiramente tátil e não necessariamente parecido com os materiais visuais que representa, mas que tatilmente representa aquele local, por exemplo, na região amazônica utilizar um material que tatilmente passe a sensação térmica da floresta ou dos rios.
Adequar recursos visuais já existentes com características táteis leva pouco tempo e proporciona à criança, com surdocegueira ou com deficiência múltipla com dificuldades visuais, o uso do mesmo material que os seus colegas. Por exemplo, informações expressas por meio de tabelas com linhas e colunas. Os leitores de Braille geralmente têm dificuldade com esse tipo de material, já que no sistema Braille as informações são lidas linearmente.
As leis de Trânsito deste país, principalmente, as vagas destinadas a idosos e a pessoas com deficiência física, não são respeitadas pelos órgãos públicos e pessoas de órgãos públicos em geral. E muito menos pela população em geral. Estacionar em uma vaga dessas, nos Estados Unidos, é caso de cadeia. Aqui não há a mínima atitude dos órgãos reesponsáveis, ou seja, a CET.
ResponderExcluirE é deste modo que o Brasil quer se tornar um país de primeiro mundo!!! Aonde? Só se for em sonho.