Ally e Ryan

Ally e Ryan

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Definindo um sistema de comunicação alternativo

Pensando então em utilizar, desenvolver ou criar meios alternativos para comunicação, devemos optar por aquele que ofereça as condições desejáveis para o aluno. Para esse delineamento, devemos estabelecer quais os tipos de estímulos que esse sistema deverá conter:

o sistema utilizará objetos concretos?
ele será composto por fotografias, figuras ou desenhos?
terá como base um sistema de símbolos gráficos (pictográficos,
ideográficos ou aleatórios)?
o sistema será combinado?
far-se-á uso da ortografia?
o sistema será composto por sistemas gestuais?

Para fazer esse delineamento, será necessária uma avaliação do aluno (DELIBERATO & MANZINI, 1997), e também da participação do professor, da família, do fonoaudiólogo e, se possível, de uma equipe para avaliar as possibilidades do aluno e da situação.

Em linhas gerais, para avaliar o aluno e a situação na qual o sistema será utilizado, deveremos verificar:

1)As habilidades físicas do usuário: acuidade visual e auditiva; habilidades perceptivas; fatores de fadiga; habilidades motoras tais como preensão manual, flexão e extensão de membros superiores, habilidade para virar páginas;
2) as habilidades cognitivas: compreensão, expressão, nível de escolaridade, fase de alfabetização;
3) o local onde o sistema será utilizado: casa, escola, comunidade;
4) com quem o sistema será utilizado: pais, professores, amigos, comunidade em geral;
5) com qual objetivo o sistema será utilizado: ensino em sala de aula,
comunicação entre amigos.

Dessa forma, é importantíssimo fazer um levantamento das habilidades já existentes e do potencial do aluno, uma vez que o recurso alternativo de comunicação dará possibilidade ao professor de trabalhar aspectos da compreensão e expressão da linguagem do aluno.


Tendo em mãos os dados dessa avaliação, é possível preparar o recurso a ser utilizado, ou seja, qual será a forma desse recurso, por exemplo, se ele deverá conter um vocabulário específico para a sala de aula ou para outra situação, se haverá um vocabulário básico com figuras acoplado com letras, ou mesmo com objetos.

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