Ally e Ryan

Ally e Ryan

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sala especial?!!

Descrição da imagem: banner com o lema: Inclusão - viva essa ideia

O começo da minha vida escolar não foi assim tão agradável. Naquela época as escolas possuíam uma sala de aula especial. Nela eram colocados alunos sem possibilidade de progressão, era uma sala de exclusão! Um absurdo nos dias atuais e normal na ocasião. Pois bem, a diretora sem nenhum constrangimento disse à minha mãe que eu seria colocado lá, uma vez que ela achava que para mim não seria possível acompanhar o ritmo de uma sala comum. Nessa época imperava a integração. Partia-se do pressuposto que ter uma deficiência era ter uma doença, portanto, a pessoa tinha que ser curada. Ser colocado numa sala comum poderia afetar o equilíbrio. Ora, nem ao menos foi me dada a oportunidade de mostrar o contrário.

Fui jogado nessa sala especial. Era estranho, afinal, os alunos eram bem maiores e cada dia vinha uma professora diferente. As lições não avançavam, eram sempre as mesmas coisas. Lá fiquei por dois anos. Falando isso agora parece que foi rápido, mas não foi, lembro-me de pequenos detalhes que marcaram a minha vida para sempre. Por exemplo, para mim era proibido circular pela escola no intervalo. Isso porque, apesar de andar, procurava sempre me apoiar pelas paredes, assim quando batesse aquele cansaço era mais fácil sentar e descansar. A diretora não queria que outros alunos convivessem comigo. Recordo-me que um dia decidi quebrar a regra e sai da sala no intervalo. Para meu azar acabei caindo no pateo da escola, um tombo comum, sem consequência. Porém, isso foi o bastante para minha saída ser totalmente proibida.

Mas, aquela situação estava me cansando. No final do ano observava outras crianças da escola contentes com suas aprovações, enquanto a minha posição não mudava, até que um dia entrou na sala uma professora, Dorothea Carvalho, que mudou a minha vida, isso já no fim de 1967.

2 comentários:

  1. Nossa Ari, como as histórias são parecidas!!!!! Vc se lembra da minha?? Eu e o meu irmão tb estudamos na sala especial, só p/ deficientes ( Down, autismo, baixa visão, etc), mas a gente não aceitava muito e minha mãe teve que entrar com pedido na justiça para fazermos uma prova e comprovar nossa capacidade intelectual. Fizemos na secretaria da educação e passamos.
    O resto da história vc já conhece, afinal, vc publicou no seu blog.
    O que vc não sabe é que me formei, hj sou pedagogo e estou trabalhando como monitor de crianças.
    Obrigado por tudo!Parabéns pelo Blog!
    Um forte abraço, professor.

    Marcelo Flaquer, seu aluno.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo, meu bom amigo. Ainda bem que no seu tempo havia o recurso da justiça. Mas agora somos mais fortes. Sua história é muito linda.
    Abraços e agradeço a visita.

    ResponderExcluir