Ally e Ryan

Ally e Ryan

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Soroban ou Sorobã

Dorinha, personagem cega da Turma da Mônica

É um ábaco, assim como você provavelmente conheceu ainda criança, nos primórdios da sua educação, para aprender a contar. Mas é um ábaco japonês, diferente, com apenas cinco contas, ou pedrinhas (como preferir chamar agora) em cada ordem numérica.

O seu uso sofreu uma série de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.
A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos enormes, para os padrões ensinados nas escolas.

Outras habilidades também são percebidas no uso do Soroban:

Melhora a concentração e memorização, sobretudo para números;
Visualização e inspiração apuradas;
Observação mais atenta;
Processamento de informações mais rapidamente;
Aumento da “velocidade auditiva”;
Cálculo mental.

O nome Soroban (com "N") foi trazido ao Brasil por imigrantes japoneses no começo do século XX. Originalmente Kambei Moori leva para o Japão o Suan Pan (ábaco chinês) e um pequeno manual, iniciando os seus estudos sozinho com este instrumento. Em 1622 publica o seu primeiro livro "Embrião do Soroban".

No Brasil, em 1949, Joaquim Lima de Moraes, adapta o Soroban para uso de cegos, após aprender a técnica ensinada por imigrantes japoneses, abrasileirando o termo para Sorobã.

Então temos dois modelos no Brasil:

Soroban: para videntes (como chamamos os dotados de visão);
Sorobã: o mesmo, mas adaptado para deficientes visuais.
Ambos podem ser utilizados, e os cálculos são praticamente realizados de forma igual nos dois modelos. A manipulação no Soroban (com "N") é mais rápida pois as contas correm livremente, diferentemente do Sorobã, onde as mesmas são presas, mas ambos geram uma aptdão em comum: o cálculo mental.

No Brasil, pelo Sorobã ter substituído o Cubarítmo nas aulas de cáculo, a mídia menciona o ábaco japonês, Soroban, como exclusividade para deficientes visuais. Pretendemos aqui deixar bem claro que trata-se de um instrumento extremamente útil para AMBOS, inclusive videntes.

O Soroban utiliza a base decimal para representar os números.
Antes de representá-los, precisamos entender sua estrutura:

2 comentários:

  1. estou fazendo um curso de montagem e manutenção completa de computadores, e na apostila li sobre esse tal de ábaco e gostei muito. kkkkkk muito interessante e mais é difícil hein.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Fico lisonjeado quando utilizam meu texto num blog, sobretudo com esse propósito, porém, gostaria muito que mencionassem a fonte.
    Atenciosamente,
    André Luis - Soroban Brasil
    www.sorobanbrasil.com.br

    ResponderExcluir