Ally e Ryan

Ally e Ryan

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Folha de São Paulo - matéria sobre emprego para pessoa com deficiência

"Vi o preconceito na minha 1ª entrevista de emprego"

DE SÃO PAULO

Aos 35 anos, Cristiane Sanches, que tem uma atrofia na perna e no braço direitos desde a infância por causa de um derrame, comemora a rotina do primeiro emprego.

"Não tem moleza. Trabalho oito horas por dia como todos os outros", diz, entusiasmada, a auxiliar administrativa contratada há um ano e meio pelo Itaú Unibanco, depois do programa de capacitação da Febraban.

Uma empolgação que ela tinha desistido de buscar aos 17 anos, quando, com inglês fluente e segundo grau completo, fez entrevista para preencher uma vaga de auxiliar de uma advogada. "Fui bem, mas, quando a pessoa com quem conversava notou minha deficiência, disse na hora que o cargo já tinha sido ocupado. E me ofereceu uma vaga para entregar panfletos. Saí arrasada."

Só agora, quase 20 anos depois, ela decidiu fazer o curso de qualificação, incentivada pelo marido. Com salário de cerca de R$ 2.000 por mês, não pensa em parar de trabalhar. "Não me sinto deficiente. Pelo contrário, sou muito eficiente."
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário