Ally e Ryan

Ally e Ryan

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Folha de São Paulo - matéria sobre emprego para pessoa com deficiência

Empresa de recrutamento tem divisão para deficientes

São 10 mil currículos de profissionais com graduação e idioma estrangeiro

Segmento começou a ser desenvolvido no país pela Page Personnel após crise global; há cem empresas clientes

DE SÃO PAULO

Em 2008, quando as companhias brasileiras haviam suspendido as contratações em função da crise global, uma empresa de recrutamento começou a desenvolver no país um segmento pouco explorado pela concorrência: o da Lei de Cotas.

E havia mais um diferencial. A intenção era encontrar profissionais qualificados para as funções, com graduação, vivência no mundo corporativo e conhecimento de idioma estrangeiro.

O resultado do trabalho surpreende em um cenário em que a falta de qualificação de pessoas com deficiência é frequentemente apontada pelas companhias como um fator que limita as contratações, principalmente para cargos mais altos.

A Page Personnel montou um banco de dados com nada menos que 10 mil currículos de candidatos qualificados e com experiência pelo menos gerencial.

"Muitas dessas pessoas nunca haviam se candidatado via Lei de Cotas por receio de serem chamadas para vagas aquém do seu potencial", diz Priscila Salgado, gerente da divisão de PCDs (Pessoas com Deficiência) da empresa, que atende hoje cem companhias de todo o país interessadas nesse tipo de contratação.

"O mercado ainda tem tatuada a ideia de que pessoas com deficiência só podem desempenhar funções mais simples", completa.

Para inscrever o currículo na Page Personnel, o candidato, que não paga nada, pode acessar o site: www. pagepersonnel.com.br

Também existem oportunidades para quem não tem curso superior.

SETOR FINANCEIRO

Salgado diz ainda que os segmentos que mais procuram a empresa em busca de candidatos são o financeiro e o industrial -pois são maiores, com mais vagas a preencher via Lei de Cotas.
E, no setor bancário, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) desenvolve, desde 2009, um programa de qualificação de pessoas com deficiência.
Os alunos são contratados por instituições financeiras, com carteira assinada, como bancários, desde a fase de aulas. São 11 bancos envolvidos, além do governo estadual e da Prefeitura de São Paulo.

O primeiro grupo se formou no ano passado: 469 pessoas. Neste ano, estão abertas as inscrições para a próxima turma. São 444 vagas e o cadastro pode ser feito em www.febraban.org.br/oportunidades. Ou nos centros de atendimento ao trabalhador do Estado de SP.

O curso deve durar seis meses e, depois disso, os formados seguem direto para o trabalho nos bancos.
(CAROLINA MATOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário