Ally e Ryan

Ally e Ryan

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A eleição para prefeito em São Paulo – 1985

Em 1985, houve a primeira eleição direta para todas as capitais no Brasil, após o período da ditadura. Em São Paulo tivemos uma acirrada disputa entre três candidatos: Eduardo Suplicy pelo PT; Fernando Henrique Cardoso, PMDB e Jânio Quadros, PTB. O resultado iria interferir diretamente na vida da CET.
Eduardo Suplicy era o fiel da balança. A direita estava fechada em torno de Jânio Quadros; Fernando Henrique era apoiado pelo governo do Estado, Franco Montoro e pelo prefeito, Mário Covas, no entanto, como a eleição era decidida em turno único, e Suplicy ocupava a terceira posição nas pesquisas, o PMDB negociava a renuncia dele. Lembro-me que a questão foi levada para reunião interna no PT e venceu a proposta de manutenção da candidatura. Votei pela manutenção da candidatura, o partido era novo e a eleição divulgava as ideias do PT.
Soube através de pessoas que trabalhavam no CETET, que a eleição mudou os ânimos dos gestores de então, eles ficavam inclusive passando uma vassoura, numa alusão que se o Jânio vencesse muita gente seria varrida do trabalho, mas repito: não estava na CET para comprovar isso, as pessoas me contavam.
Na véspera da eleição, as pesquisas apontavam que FHC seria o candidato vitorioso, propagava-se o voto útil dos eleitores do Suplicy, que acabou não ocorrendo. Entretanto, FHC já se declarava o vencedor e para reforçar sua tese ele posou para uma foto (abaixo) sentado na cadeira de prefeito de São Paulo. O então senador apareceu nos jornais como se ele já se considerasse vitorioso e acabou perdendo a cadeira para Jânio Quadros.



O resultado final daquela histórica eleição foi: Jânio Quadros ficou com 39,3% dos votos válidos contra 35,3% de FHC; Suplicy terminou a disputa com 20,7% dos votos válidos, ou seja, era evidente que se o PT tivesse retirado a candidatura de Suplicy, FHC seria o prefeito, ou ainda, se já existisse dois turnos de eleição à época, Jânio jamais seria eleito.
Jânio Quadros quando tomou posse, ainda relembrou a foto de FHC sentado à cadeira de prefeito, dizendo que “nádegas indevidas, havia sentado aqui”.
Jânio foi eleito para um mandato de três anos, tempo suficiente para ele provocar a maior destruição da história da CET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário