Ally e Ryan

Ally e Ryan

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sua excelência: O Curso de Táxi


Quando cheguei no CETET, mais outros estagiários foram contratados. Para o Treinamento, sob supervisão da Thais Pereira foram contratados mais três estagiários: a Rosana Gomes, Rolando (boliviano) e a Fátima. A Eliane Benevides, que já estagiava há algum tempo, era uma que se intitulava nossa superior, mas nunca aceitamos isso.
Ficávamos numa mesa quase encostada na janela e a elite do táxi ficava numa outra sala. Realmente era uma elite. Ninguém podia se aproximar do curso, você poderia ser severamente punido se ousasse aprender algo ou assistir o curso. Para nós da plebe ficavam os cursos de cobrador e motoristas de ônibus.
A sala para o curso de táxi ficava no corredor, onde hoje ficam os DET’s 1 e 3, e os nossos cursos eram dados no corredor paralelo e a sala fedia muito, o pessoal não tomava banho e comiam marmitas dentro da sala. Quando eu entrava a tarde com a Fátima o cheiro beirava o insuportável.
O curso de Táxi era dado de segunda a sexta e tinha curso toda a semana. Detalhe: o curso de Táxi Especial então...era só para quem tinha mestrado e doutorado (rs). Quanta bobagem, depois tudo isso ruiu.
O time do táxi era: Boléia, Thais, Sônia, Márcia, Sônia Makaron, Cacilda e Ênio.
Já pelo meio do ano de 1984 o pessoal foi se revoltando e querendo fazer outras atividades, aí o curso foi se popularizando, mas somente a Eliane que já tinha mais de um ano como estagiária pôde dar o curso. Aí vocês podem imaginar como ela se sentiu!
Foi nesse período aproximadamente, que eu já havia passado no concurso público da Faculdade de Medicina da USP e trabalhava lá de manhã e no CETET a tarde; a noite ia para a PUC. Portanto, para quem fazia meio período de estágio praticamente ficava impedido de dar o curso de táxi.
Para finalizar: essa atitude dos funcionários esconderem suas atividades ainda é muito comum na CET como um todo. As pessoas se agarram em coisas voláteis e ficam se defendendo como se aquilo fosse o motivo da sua vida. Confesso que até 2004 fui um pouco assim, talvez por ter herdado essa cultura dos funcionários mais antigos, mas tive tempo de corrigir e perceber que havia errado. O Curso de Táxi hoje pode ser dado por qualquer pessoa, como na época também, basta para isso dedicação e capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário