Ally e Ryan

Ally e Ryan

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O CETET no contexto geral da cidade em 1984

O Brasil no ano de 1984 era especial. Dois anos antes havia tido eleições gerais para governadores em todo o País. Em São Paulo, Franco Montoro ainda no PMDB foi eleito governador. Foi minha primeira eleição para governador. Bem, na época o Brasil passava por um processo de abertura, entretanto, as eleições para prefeito ainda eram indiretas, nesse sentido, foi indicado para ser prefeito de São Paulo, Mário Covas, que desta forma tornou-se o último prefeito nomeado em São Paulo.
O sistema de trânsito em São Paulo estava começando a ser organizado, porém, ainda era inseguro. Os carros estacionavam livremente pelas calçadas e as multas eram baratas. A CET era muito jovem na época e sua relação com a cidade era timida.



O sistema de ônibus funcionava segundo duas realidades: a CMTC que pertencia a prefeitura e as empresas concessionárias. A CMTC atuava na cidade inteira, e as empresas exploravam as melhores regiões da cidade.
O CETET não ficou alheio a isso e era responsável pela formação dos cobradores de ônibus e ministrava curso para os motoristas também. Houve uma ocasião em que o prefeito Mário Covas interviu nas empresas de ônibus e os funcionários da CET se juntaram com os da CMTC e ocuparam as empresas. Foi um movimento que ficou guardado no coração do nosso CETET. Lembro-me que alguns empregados retornavam no fim do dia, orgulhosos do dever cumprido.


O CETET era imensamente politizado. Participamos da campanha das Diretas-Já; num dos comícios na Praça da Sé, fomos em grupo após o expediente participar do comício, creio que a maioria ainda era idealista, muitos universitários. Nessa ocasião, eu estava no primeiro ano de Direito na PUC, vindo da faculdade de Sociologia da PUC também. A juventude e os ideais de liberdade e igualdade fizeram do CETET ser um centro de ideias progressistas dentro da CET. No dia seguinte ao da votação na Câmara, onde a emenda não foi aprovada, vi o CETET triste, macambúzio, mas também vi o sorriso sarcástico e covarde de algumas pessoas que ainda queriam a manutenção da ditadura.
O gerente, Fernando Pirillo, era sociólogo e isso alimentava as discussões. O interessante é que nesse ano especifico os primeiros núcleos do PT começavam a despontar no CETET, embora tivesse uma camada da direita oculta.


Desmerecer o CETET é desconhecer a história do nosso centro no contexto geral da cidade.

2 comentários:

  1. Muito bom Ari resgatar a história.
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Ari, eu participei dessa ocupação. Nossa que saudades.
    Neide

    ResponderExcluir