Ally e Ryan

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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Educando para o trânsito – a escola, o professor e os alunos


O professor em sala de aula deve trabalhar o tema trânsito de uma forma que possa atingir todos os alunos, tenham eles deficiência ou não, vou colocar a partir de hoje algumas dicas para reflexão:

GEOGRAFIA

Através da abordagem do tema trânsito na Geografia é possível fazer o estudo do espaço geográfico e de suas paisagens oportunizando a análise e a reflexão do fenômeno da urbanização.

Nesse contexto, falar e dar oportunidade ao aluno para que ele possa pesquisar o conceito de mobilidade urbana e a presença de novos personagens no trânsito, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Ou seja, crescimento urbano mal planejado e com pouca participação popular gerou uma cidade excludente, não apenas do ponto de vista do trânsito, mas do transporte também.

Evidente que os alunos perceberão que deslocamento e uso de meios de transporte, traduz relações do cidadão com o espaço. É necessário que se discuta que a mobilidade das pessoas é afetada por diversos fatores, entre eles destacamos, idade, sexo, capacidade para compreender mensagens, capacidade para utilizar veículos e equipamentos do transporte. Portanto, a política de mobilidade tem por função primordial proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

Analisar diversos locais e refletir sobre quais deles apresentam maiores dificuldades de locomoção, de comunicação e de convivência social. É importante que o aluno veja em seu próprio bairro situações que apresentem essas dificuldades e a partir do conhecimento local ter a visão geral da contextualização de seu bairro na cidade em que mora.

Reconhecer e discutir sobre as ações do homem sobre o espaço e através do tempo e as conseqüências destas ações para si e para a sociedade. Discutir sobre o uso da bicicleta; discutir sobre as formas de influência do trânsito na produção industrial e agrícola do país.

Dentro da ótica inclusiva, levar o aluno a refletir sobre as condições das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas cidades em que vivem.

A Geografia permite ao aluno ver sua cidade e como ela se relaciona com os cidadãos. Mudar a mentalidade excludente é vital para um futuro melhor para todos.

MATEMÁTICA

A partir do levantamento, da coleta e da análise de dados estatísticos é possível o trabalho com esquemas, gráficos, tabelas, resolução de situações-problema, cálculos de valores atribuídos à multas, custos com acidentes de trânsito, análise de faixa etária envolvida em acidentes de trânsito, número de vítimas fatais, sequeladas, quantidade e dimensão das sinalizações, frota veicular, densidade demográfica, extensão territorial, pontuação referente à infrações de trânsito e outros.

Analisar gráficos do IBGE sobre as perspectivas de vida da população brasileira, dados do censo sobre as pessoas com deficiência, taxa de natalidade. Diferenciar através dos números as pessoas com deficiência que foram vitimas de acidentes de trânsito e aquelas que têm deficiência em razão de doenças e outras causas.

Não basta calcular índices, produzir gráficos e tabelas, se o professor não oportunizar junto a seus alunos o debate e a manifestação de opiniões sobre as situações pesquisadas.

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