Ally e Ryan

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segunda-feira, 12 de julho de 2010

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DE VYGOTSKY E AS BORBOLETAS DE ZAGORSKI

Borboletas de Zagorsk [BBC, 1992]: Parte II



No meu curso de Gestão Pedagógica estamos estudando os “Princípios Educacionais de Vygotsky e as Borboletas de Zagorski. As postagens desta semana vai procurar fazer uma análise do documentário: As Borboletas de Zagorski, elaborado pela BBC de Londres em 1963 (para tanto vou postar os vídeos aqui). Os sujeitos do documentário eram crianças surdocegas, delas destacamos as falas da protagonista Natacha e a analisamos sob os aspectos da teoria histórico-cultural. Devemos ter como objetivo dois aspectos: o primeiro consiste em identificar os princípios educacionais apresentados na ação dos membros do lar. E, o segundo, transcrever a fala de Natacha para analisarmos alguns conceitos psicológicos da deficiência e de sua superação.

Este documentário foi produzido em 1963, pela BBC de Londres. Neles, apresenta experiências desenvolvidas na cidade de Moscou capital da Rússia, local das experiências de Vygotsky. Trata-se do Instituto de Defectologia de Moscou, uma entidade científica que realiza pesquisas em todas as áreas de deficiência e, ao mesmo tempo, desenvolve métodos de ensino especiais para a educação de deficientes. Os instrumentos utilizados são adaptados no sentido de preparar o aluno para se comunicarem entre si e socialmente. Ele possui uma norma inquebrável: "Jamais fazer um julgamento final, referente à deficiência de uma criança". A cada visita da criança, ela é examinada como se nunca se nunca houvesse sido.

O documentário segue à risca a tese que defendeu Vygotsky em seus estudos: a linguagem é poder e, por meio dela, o aluno organiza o seu pensamento e se insere no mundo dos conhecimentos científicos. Outro ponto importante apresentado pelo documentário é a necessidade de analisar as questões delicadas e os desafios apresentados na educação da pessoa com deficiência auditiva associada à deficiência visual – surdocegueira e, outras deficiências. Desafia os professores a assumirem a responsabilidade em promover a socialização desses alunos, desenvolvendo sua comunicação para que os mesmos possam, como a lagarta, sair do casulo, transformarem-se em borboletas, e, com a sua beleza própria, atingir a liberdade, o imenso espaço que é a vida. O Instituto emprega os métodos de ensino do grande psicólogo russo Vygotsky, desenvolvidos há mais de sessenta anos. Sua ênfase está na zona do desenvolvimento próximo. Nesse sentido, seguem Vygotsky ao defender: "crianças com deficiência devem ter todos os sentidos remanescentes permanentemente estimulados de modo a compreender o mundo".

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