Ally e Ryan

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sexta-feira, 9 de julho de 2010

Educando para o trânsito – a escola, o professor e os alunos - continuação

HISTÓRIA

Ao incluir trânsito como tema transversal à História, o professor pode explorar os fatos históricos desde muito antes da invenção do automóvel, pesquisando as primeiras formas de locomoção humana, a história da cidade onde vive, como era o espaço físico, a forma de vida, os costumes, etc.

A mobilidade urbana deve ser destacada, principalmente trabalhando-se o conceito de mobilidade urbana sustentável que pode ser definida como resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam a priorização dos modos não-motorizados e coletivos de transporte, de forma efetiva, que não gere segregações espaciais, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável..

Coletar fotos antigas e estabelecer relações entre fotos atuais, percebendo as transformações ocorridas, pesquisar sobre a evolução dos meios de transporte, fazendo a análise dos aspectos sociais . Estudar os meios de transporte como necessidade e como bem de consumo; analisar e refletir acerca de propagandas e da publicidade que explora o culto ao carro e todas as suas implicações econômicas, sociais e culturais.

LÍNGUA PORTUGUESA

A leitura e a interpretação de textos jornalísticos, literários sobre o tema irão trazer diferentes elementos para debate. Levar para os alunos o conhecimento da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e do Braille.

Algumas dicas para pesquisa:

Ø Redações sobre o tema trânsito e mobilidade;
Ø Leitura sobre acontecimentos relativos ao tema;
Ø Exploração de outros meios de comunicação;
Ø Temas levantados pelos próprios alunos.

ARTE

O acesso a diferentes formas de expressão que abordam o trânsito remeterá a exteriorização de sentimentos e idéias. Mostrar aos alunos que podemos expressar nossas idéias ou receber informações através de outros sentidos do corpo humano, como o tato, a figura, o desenho, o pictograma.

Algumas dicas para pesquisa:

Ø Incentivar os educandos a usar figuras para expressar suas ideias;
Ø Incentivar os alunos a escreverem e representarem uma peça teatral abordando o tema mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade e trânsito;
Ø Incentivar o uso de linguagens e expressões artísticas voltadas à questão do trânsito;
Ø Temas levantados pelos próprios alunos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

O desenvolvimento de habilidades corporais e de noções espaciais será imprescindível à compreensão da importância do ato da locomoção para a vida humana. Através desta disciplina é possível visualizar o quanto a cidade exclui as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Algumas dicas para pesquisa:

Ø Incentivar vivencias, como ser cadeirante, muletantes, cego, surdo, gestante ou idoso;
Ø Pedir aos alunos que façam uma relação física espacial da pessoa sem deficiência e a cidade;
Ø Temas levantados pelos próprios alunos.

CIÊNCIAS NATURAIS

A reflexão sobre relações entre trânsito, ambiente, ser humano e tecnologia favorecerá a integração ao ambiente e à cultura, oportunizando ações de respeito e de preservação do espaço público.

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