Ally e Ryan

Ally e Ryan

sexta-feira, 5 de março de 2010

Autonomia e independência

Quando falamos em inclusão estamos nos referindo ao processo de equidade social, onde todas as pessoas são depositárias de direitos e deveres na mesma proporção. Para que isso ocorra é necessário que as pessoas com deficiência tenham autonomia e independência em suas ações. E qual é o conceito desses valores agregados à pessoa humana?
Autonomia – é a condição de domínio no ambiente físico-social, preservando ao máximo a privacidade e a dignidade da pessoa que a exerce. Ter maior ou menor autonomia significa que a Pessoa com Deficiência, com ou o uso de tecnologia assistiva, tem maior ou menor controle nos vários ambientes que ela queira e/ou necessite frequentar para atingir seus objetivos.
Independência – É a faculdade de decidir sem depender de outras pessoas (membros da família ou profissionais especializados, por ex.). Uma Pessoa com Deficiência pode ser mais ou menos independente em decorrência não somente da quantidade e qualidade de informações, mas também da sua autodeterminação e/ou prontidão para tomar decisões numa determinada situação.
Portanto, a pessoa pode ser completamente independente em suas decisões, no entanto, pode não dispor de autonomia para realizar suas ações. Por isso sempre devemos pensar num ambiente onde todos tenham a mesma possibilidade de acesso, isso se deve dar também em ambientes urbanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário