Ally e Ryan

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segunda-feira, 8 de março de 2010

Empoderamento


“Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a água, a vida”
(Paulo Freire)
Paulo Freire, notável pensador da educação do século XX, trouxe para o Brasil o termo empoderamento, que foi outra destas expressões ricamente definidas pelo educador. Embora a palavra Empowerment já existisse na Língua Inglesa, significando “dar poder” a alguém para realizar uma tarefa sem precisar da permissão de outras pessoas, o conceito de Empoderamento em Paulo Freire segue uma lógica diferente. Para o educador, a pessoa, grupo ou instituição empoderada é aquela que realiza por si mesma, as mudanças e ações que a levam a evoluir e se fortalecer.

Empoderar é fazer com que as pessoas com deficiência tomem o controle de seus próprios assuntos, de sua própria vida, com a consciência da sua habilidade e competência para produzir, criar e gerir seus destinos.
Este é o ‘novo’ papel das instituições: promover o empoderamento, a autonomia, a independência numa perspectiva de inclusão comunitária, inclusive através da habilitação e reabilitação.

As pessoas com deficiência quando super protegidas têm via de regra subtraído sem empoderamento pela família, pelo Estado e pela sociedade. A inclusão define que a retomada desse empoderamento por parte das pessoas com deficiência é fundamental para se adquirir autonomia e independência e assim exercer cidadania. Aos educadores é importante respeitar a vontade dessas pessoas e não tomar decisões precipitadas.

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