Ally e Ryan

Ally e Ryan

domingo, 7 de agosto de 2011

É importante falar sobre pessoas com deficiência, diz Herbert Vianna


Depois de um acidente com um avião ultraleve aos 39 anos, o músico Herbert Vianna ficou paraplégico e passou a trabalhar na cadeira de rodas, sendo um exemplo para outros em situação semelhante. Hoje, com 50 anos, continua rodando o Brasil com o Paralamas do Sucesso. “É importante falar sobre este assunto para conscientizar as pessoas das necessidades”, afirmou.

“No momento, estamos na estrada com gás total fazendo o show do nosso último disco”, conta. Ele é um dos poucos músicos conhecidos do grande público que tem alguma deficiência. Além de seu próprio caso, ele menciona o de Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa, que ficou paraplégico depois de ser atingido por um tiro durante assalto. “Eu conheço e sou amigo de outro artista cadeirante, o Marcelo Yuka.”

Mas Vianna admite que ainda são poucos os exemplos de músicos brasileiros com deficiência e que é necessário discutir este assunto para mudar a realidade. Obviamente a falta de acessibilidade em muitos locais como hotéis e casas de show ainda são uma grande barreira para a ampliação dos quadros de artistas com deficiência – além de impedir que as pessoas com deficiência possam apreciar produtos culturais.

Essa dificuldade, no entanto, Vianna contorna com o apoio de sua equipe. “Por ter uma equipe muito afiada trabalhando comigo, as dificuldades que teria, como o embarque no avião e o livre acesso nos quartos dos hotéis, são resolvidos sem maiores problemas”, explica. Infelizmente, não são todas as pessoas que podem contar com um grupo de profissionais dedicados.

Fonte: Portal Terra

4 comentários:

  1. É Ari tem pessoas como vc, como Herbert que são exemplo, parabéns a vcs

    ResponderExcluir
  2. É Ari, cada dia mais, me convenço que as pessoas com deficiência no Brasil têm ainda um grande caminho para percorrer... Lutamos tanto para ter uma vida comum, embora estando numa condição incomum...Mas vamos continuar causando estranheza, curiosidade e conduta de super heróis por um bom tempo ainda..rsrs

    ResponderExcluir
  3. Realmente Ilma, heróis, isso realmente não somos. Vamos vivendo.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Ari,encontrei aqui o que eu precisava para ampliar meus conhecimentos,agradeço pela oportunidade que me deu com o curso, "INCLUSãO DA PESSOA COM DEFICIêNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA NA EDUCAçãO PARA O TRâNSITO",com toda certeza aproveite o maxímo que pude.

    Obrigado

    ResponderExcluir