Ally e Ryan

Ally e Ryan

sábado, 24 de setembro de 2011

Aluno com deficiência intelectual


O Aluno, com Necessidades Educativas Especiais na área de deficiência intelectual pode apresentar:

􀂾 Atrasos no desenvolvimento neuro-psicomotor (a criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar, falar, alternar os pés ao subir uma escada, por exemplo) e na linguagem compreensiva (dificuldades para compreender ordens) e expressiva (atraso para começar a falar, dificuldade de expressar suas idéias, dificuldades em nomear objetos, etc.);

􀂾 Dificuldade no aprendizado (recepção, memorização e reação aos estímulos visuais, auditivos e táteis);
􀂾 Dificuldade de articular pensamento e ação (planejar planos de trabalho e tarefas, bem como colocá-las em prática, etc.);

􀂾 Dificuldade de localização espaço temporal;

􀂾 Dificuldade de consciência, imagem e esquema corporal;

􀂾 Necessidade de supervisão em atividades de auto cuidado (controle de esfíncteres, higiene corporal...);

􀂾 Aprendizagem lenta, com atraso acentuado no rendimento escolar;

􀂾 Comportamento infantilizado para sua faixa etária;

􀂾 Dependência afetiva da figura adulta de referência;

􀂾 Dificuldades no registro gráfico das atividades.

􀂾 Necessidade de apoio visual para reter imagens mentais (necessidade de ver o objeto para lembrar-se dele);

􀂾 Dificuldade para generalizar, transferir e aplicar estratégias já aprendidas em situações e problemas diferentes dos atuais, deflagrando dificuldade de transpor a aprendizagem;

􀂾 Capacidade de persistir um longo período de tempo em atividades repetitivas e de rotina;

􀂾 Baixa auto-estima, decorrente de como foram tratados em sua vida escolar e familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário