O Aluno, com Necessidades Educativas Especiais na área de deficiência intelectual pode apresentar:
Atrasos no desenvolvimento neuro-psicomotor (a criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar, falar, alternar os pés ao subir uma escada, por exemplo) e na linguagem compreensiva (dificuldades para compreender ordens) e expressiva (atraso para começar a falar, dificuldade de expressar suas idéias, dificuldades em nomear objetos, etc.);
Dificuldade no aprendizado (recepção, memorização e reação aos estímulos visuais, auditivos e táteis);
Dificuldade de articular pensamento e ação (planejar planos de trabalho e tarefas, bem como colocá-las em prática, etc.);
Dificuldade de localização espaço temporal;
Dificuldade de consciência, imagem e esquema corporal;
Necessidade de supervisão em atividades de auto cuidado (controle de esfíncteres, higiene corporal...);
Aprendizagem lenta, com atraso acentuado no rendimento escolar;
Comportamento infantilizado para sua faixa etária;
Dependência afetiva da figura adulta de referência;
Dificuldades no registro gráfico das atividades.
Necessidade de apoio visual para reter imagens mentais (necessidade de ver o objeto para lembrar-se dele);
Dificuldade para generalizar, transferir e aplicar estratégias já aprendidas em situações e problemas diferentes dos atuais, deflagrando dificuldade de transpor a aprendizagem;
Capacidade de persistir um longo período de tempo em atividades repetitivas e de rotina;
Baixa auto-estima, decorrente de como foram tratados em sua vida escolar e familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário