Ally e Ryan

Ally e Ryan

sábado, 10 de setembro de 2011

Como identificar a criança com altas habilidades/superdotação em idade


É importante ressaltar que crianças superdotadas em idade pré-escolar constituem um grupo heterogêneo em termos de interesses, níveis de habilidades, desenvolvimento emocional, social e físico (Cline & Schwartz, 1999). Nesse sentido, podemos nos deparar com uma criança avançada do ponto de vista intelectual, mas imatura emocionalmente. O professor deve estar atento a essa possível falta de sincronia entre desenvolvimento intelectual e afetivo ou físico. Por exemplo, uma criança superdotada pode apresentar leitura precoce, porém ter dificuldade em manipular um lápis, pois suas habilidades motoras não estão totalmente desenvolvidas. Além disso, a habilidade superior demonstrada por essa criança pode ser resultado de uma estimulação intensa por parte das pessoas significativas de seu ambiente.

Ao atingir a idade escolar, o desenvolvimento dessa criança pode se normalizar e ela passar a apresentar um desempenho semelhante aos alunos de sua idade. Por isso, nem sempre uma criança precoce poderá ser caracterizada como superdotada. É essencial, portanto, acompanhar o desempenho dessa criança, registrando habilidades e interesses demonstrados ao longo dos primeiros anos de escolarização, oferecendo várias oportunidades estimuladoras e enriquecedoras ao seu potencial.

Dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em idade pré-escolar destacam-se:

• Alto grau de curiosidade

• Boa memória

• Atenção concentrada

• Persistência

• Independência e autonomia

• Interesse por áreas e tópicos diversos

• Aprendizagem rápida

• Criatividade e imaginação

• Iniciativa

• Liderança

• Vocabulário avançado para a sua idade cronológica

• Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de idéias)

• Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas

• Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos

• Habilidade para lidar com idéias abstratas

• Habilidade para perceber discrepâncias entre idéias e pontos de vista

• Interesse por livros e outras fontes de conhecimento

• Alto nível de energia

• Preferência por situações/objetos novos

• Senso de humor

• Originalidade para resolver problemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário