Ally e Ryan

Ally e Ryan

terça-feira, 16 de março de 2010

Email enviado para Rubem Alves

Pessoal, tão logo terminei de ler o texto abaixo do genial Rubem Alves, enviei o seguinte email para ele:

Sr. Rubem Alves
Antes de mais nada, quero dizer que sou seu fã. Sou cadeirante e em alguns momentos de solidão, suas palavras descritas em livros e textos foram meu conforto.
Hoje li seu texto na Folha, achei ótimo, no entanto, permita-me com a devida venia, fazer uma correção:
Na parte em que você cita que ao invés de dizer que "João é cego", o correto seria dizer "João é portador de uma deficiência visual", esta última expressão atualmente é considerada inadequada de acordo com Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, da qual o Brasil é signatário, tendo a convenção força constitucional. Portamos canetas , documentos e etc, mas ninguém porta deficiência, ou você a tem ou não. Nesse caso, o correto é João tem deficiência visual. Na convenção está claro em seu artigo 1 que a limitação da pessoa tem mais relação com o meio em que a pessoa vive, do que com a deficiência. Na expressão citada por você, "João é cego" não existe nenhuma conotação pejorativa, sendo socialmente aceita no atual processo de inclusão mundial; pejorativo seria usar ceguinho, aleijadinho e etc, que diminui a capacidade da pessoa.
Rubem, trabalho com crianças com deficiência, dos mais variados tipos, físicas, cegas, surdas e intelectuais e sempre utilizo suas crônicas como objeto de estudos.
Obrigado
Ari
A resposta dele foi imediata, o que me encheu de orgulho, afinal, sou fã incondicional dele:
DR. ARI: OBRIGADO PELA CORREÇÃO. FOI MUITA ATENÇÃO DE SUA PARTE. APRENDI. UM ABRAÇO DO RUBEM ALVES

4 comentários:

  1. Sabe me dizer o email dele? Preciso fazer uma pergutna a ele

    ResponderExcluir
  2. Por favor, poderia me contar o e-mail dele? Gostaria de contatá-lo para fazer uma pergunta a cerca de um projeto (meu e-mail é caliesi@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu também preciso muito do email do Rubem Alves. Seria possível me enviarem? Eu tenho um projeto e preciso entrar em contato com ele. Meu email é : tamirisousa@yahoo.com.br
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  4. Preciso muito do emal dele, gostaria muito de poder lhe falar algo importante, por favor se puder .. lavinia_estevao@hotmail.com

    ResponderExcluir