Ally e Ryan

Ally e Ryan

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE 12 A 18 ANOS

Educar para a vida é reconhecer que cada indivíduo tem um potencial e que conviver com as diferenças faz parte da vida. É ensinar a essas pessoas algo que lhes interessem, que lhes seja útil, fazendo com que se sintam necessárias.

Nesta proposta educacional esta abordagem é essencialmente dinâmica, prevendo constantes adaptações em relação a cada educando. Exige um minucioso conhecimento da realidade desse aluno e grande flexibilidade da escola em proporcionar oportunidades e atividades muitas vezes bem distintas daquelas tradicionalmente oferecidas no ensino regular e especial.

A escola tem papel fundamental na formação do educando, oportunizando o desenvolvimento das suas potencialidades e também na inclusão deste na sociedade, através de ações conjuntas com a família e comunidade; propiciando a este educando uma participação ativa no exercício de seus deveres e direitos como cidadão.

Portanto é importante a formação continuada dos professores, para que se atualizem e busquem alternativas, elaborando estratégias diferenciadas, para atender as necessidades especificas dos alunos.

Lembre-se de que os alunos com deficiência intelectual:

􀂾 Precisam das mesmas coisas que todos precisam: dignidade, respeito, liberdade, educação, saúde, lazer, assistência social, trabalho e amparo.

􀂾 Não apresentam dificuldades em todas as áreas de habilidades adaptativas, possuem capacidades e habilidades que lhes permitem usufruírem todos os recursos de sua comunidade.

􀂾 Sua saúde física influencia no seu processo de aprendizagem, assim como as exigências e expectativas que o cercam.

􀂾 A sua deficiência não é doença, portanto não é transmissível.

􀂾 Seu comprometimento cognitivo não é sinônimo de problema de comportamento.

􀂾 Como todas as pessoas eles podem ter depressão, apresentar quadro de hiperatividade, ser resistentes a mudanças, entre outros, podendo precisar também de tratamento psiquiátrico se for necessário.

2 comentários:

  1. É necessário estar sempre atento para não se cometer erros que podem fazer toda diferença na hora do aprendizado destes adolescentes

    Parabéns Ari pelo texto, bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia, geralmente alunos com deficiência intelectual são segregados, pela escola e pela família. Uma ação conjunta de todos os envolvidos no processo educacional, com certeza irá ajudá-los na inserção. Beijos

    ResponderExcluir