Ally e Ryan

Ally e Ryan

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor - dia da minha primeira professora

Meus amigos e minhas amigas, hoje é um dia especial. Não por acaso hoje é o dia do PROFESSOR. Profissional desvalorizado, que sofre, trabalha em duas ou três escolas para sustento seu e de sua família. Mas, inúmeras outras pessoas enxergam nesses profissionais pessoas capazes de mudar o destino de outra.  Encontro-me entre essas pessoas. Vou contar uma breve história da minha vida e assim todos entenderão:
Tenho uma deficiência física em razão da doença Amiotrofia Espinhal Progressiva. Quando fui matriculado na escola, em 1967, a diretora julgou-me sem condições de acompanhar outras crianças e me colocou isolado, numa sala de alunos repetentes, comum na época. A Amiotrofia apesar de ser degenerativa não afeta a cognição.
Sempre me emociono quando toco no assunto, lembro-me que passei  um ano e meio na sala e todos os professores que entravam repetiam as letras e os números sem avançar. Até que um dia, nem sei por qual razão, a professora Dorothea Carvalho foi nos ver. Atenta, ela percebeu que o então menino não tinha dificuldade de aprendizagem e poderia acompanhar uma classe comum. Pediu, então, a minha mãe e à diretora para colocar-me em sua turma. A diretora queria que ela garantisse que não daria menos conteúdo por causa disso, e ela se responsabilizou por algo que era ousado na época. Fui para sua sala e de lá para o mundo. Ela é minha primeira professora, não sei se ela está viva, perdemos contatos depois que a Dorothea mudou de cidade, mas para mim ela sempre estará viva dentro do meu coração.
Às vezes imagino o que teria sido da minha vida se essa anja não tivesse sido enviada para mim... Quando me formei em Direito na PUC-SP, ofereci o canudo que recebi na cerimônia à Dorothea. Na plateia, ela chorava de felicidade por mim. Uma professora como ela precisa sempre ser homenageada.

2 comentários:

  1. É Ari tem pessoas neste mundo que são verdadeiramente seres humanos e a Dorothea é uma dela.

    Bela homenagem. Parabéns Dorothea pelo sua capacidade de ver além além dos olhos, além do preconceito.

    Parabéns Ari pela homenagem e por tudo que vc tem feito para ajudar outras pessoas, sejam elas quem forem

    Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ari ! Muito bela a sua história de Vida ! ParabénS pelo seu dia Mestre ! Parabéns a Dorothea Carvalho ! Parabéns a todos os professores !!!

    " ... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina... "

    ResponderExcluir