Ally e Ryan

Ally e Ryan

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jaú e Salvador inovam na acessibilidade para deficientes visuais

Cidade paulista tem toda a frota de ônibus adaptada. Na capital baiana surge celular que lê notas de Real

Em Jaú, no interior de São Paulo, desde novembro, a frota de ônibus da cidade está equipada com um dispositivo que emite um aviso sonoro direcionado às pessoas com deficiência visual. A mensagem é ouvida em aparelhos. "A cidade de Jaú hoje é pioneira nessa acessibilidade para o deficiente visual", diz Osvaldo Franceschi Jr., prefeito de Jaú.

O "DPS 2000" foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais. "Eu concretizei o ideal da minha vida, de dar condições ao portador de deficiência (*) de pegar o seu ônibus, poder se locomover", comemora Dácio Pedro Simões, autor do projeto. "Você se sente verdadeiramente reconhecido como um cidadão", aprova Lethicia Romaqueli, cega desde sete dias de vida.

Em Salvador, mais uma novidade. Um aparelho celular tem um aplicativo capaz de identificar notas de real. Basta fotografar a cédula e em alguns segundos o celular responde. Com isso, quem tem deficiência visual sabe que está pagando com a nota certa. O programa também identifica cores.

"É uma mão na roda pra gente fazer as atividades do cotidiano de uma forma bem tranquila", garante Jean Abreu, cego há dois anos.

Fonte: http://fantastico.globo.com
* NOTA DO BLOGUEIRO - A mídia e os gestores públicos não utilizam a terminlogia correta, que é pessoa com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário