Ally e Ryan

Ally e Ryan

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Zé Matuto

JAIRO MARQUES

--------------------------------------------------------------------------------
Carência de bons acessos à beira-mar não prejudica apenas as pessoas que dependem de quatro rodas
--------------------------------------------------------------------------------

O CALORÃO E OS TORÓS ao final da tarde já começaram a dar as caras aqui por São Paulo prenunciando a chegada do verão. Seguindo o exemplo de Zé Matuto, personagem hilário do genial Luiz Gonzaga, aproveitei para ir à praia e ver "as rabicholas (cangas) nas cadeiras das mulés".

Acontece que o marzão gostoso e a areia fresquinha, apesar de terem jeito e propaganda de democratas totais, aqui no litoral brasileiro selecionam quem os pode desfrutar. As praias não são nada acessíveis para o povo que anda em cadeira de rodas, por exemplo.

Mas dei de ombros para os empecilhos e escolhi o Guarujá, uma praia aqui pertinho da capital paulista, para torcer para que "as tangas voassem", ainda no meu projeto de Zé Matuto. Como minha mulher não é daquelas ciumentas, foi comigo pelejar para ver se arrancava o amarelão de escritório da pele.

Nosso "prazer" de veraneio começou bem antes de chegar à areia. As calçadas da orla de uma das cidades turísticas mais ricas e procuradas do país parecem que foram cedidas para campo de treinamento de guerra: é pura cratera. Sem falar que há um hábito pouco louvável dos "barraqueiros" locais de colocarem lixo ao longo do passeio.

"Que vergonha que é isso, não é, menino? Um abandono total!", exclamou um senhor bonachão e pançudo, de uns 60 e poucos anos, ao cruzar comigo e minha deusa tentando transitar pela buraqueira.

Carência de bons acessos à beira-mar, com calçadas decentes, não prejudica apenas quem depende de quatro rodas como eu e os bebês que andam de carrinho. Idosos cujo equilíbrio já não permite grandes proezas podem se trumbicar, esportistas correm risco de lesão, crianças ficam expostas a fazer "dodói".

E como fazer para que eu pudesse afundar minhas rodas na areia e ficar lá, bem sapão, tomando suco de cevada, como é direito de todo cidadão com mais de 30 anos? Não havia rampas de acesso com o mínimo de segurança. O que existia eram "bem bolados" feitos no jeitinho por algumas "almas caridosas".

O Zé Matuto de Luiz Gonzaga escreveu para o Clodovil, em sua época, para criticar os tamanhos minúsculos das tangas das mulheres na praia. Como o costureiro e ex-deputado já morreu, fiquei sem saber pra onde eu mandaria meus questionamentos sobre a precariedade da acessibilidade litorânea.

Quer saber se foi possível molhar os cambitos na água salgada? Nem que minha parceira fosse aquela moça forçosa -a She-Há- para me arrastar. A faixa de areia é muito grande -o que é ótimo- e a cadeira, "difinitivamente", como diz minha tia Filhinha, empaca.

Mas os engenhosos já desenharam a solução para isso. Existe uma esteira, feita de materiais diversos, que permite ao cadeirante ou outros seres sobre rodas chegar pertinho do mar, sem esforços. Custa barato. Porém, por enquanto, apenas iniciativas isoladas adotaram a medida para tornar a praia de todos.

Ir ao banheiro, nem pensar. Casinha acessível em praia eu só vi em Fortaleza (CE). Bacana terem lembrado que quem não anda tem bexiga! Nem mesmo no litoral carioca, cheio dos badalados "postos", vi mictório com mais espaço para as reflexões do pessoal do meu mundo paralelo. Agora, parece que vão reformar tudo por lá, não custa torcer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário