Ally e Ryan

Ally e Ryan

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AUDIOLIVRO


Audiolivro é simplesmente um livro em áudio, também chamado de livro falado ou um audiobook. Normalmente é gravado em estúdio, lido de forma pausada com interpretação. Também há a utilização de efeitos sonoros e músicas que ajudam o ouvinte a simular melhor a atmosfera criada. É um recurso fundamental para promover a “cultura leitora” em pessoas com deficiência visual ou com dificuldades de leitura, por exemplo dislexia. Convém referir que o audiolivro não pretende eliminar o prazer de leitura, mas trazer uma nova alternativa ao acesso ao conhecimento e à literatura.
“Audiolivro é uma nova forma de “ler livros” em que uma história é narrada em áudio pelo próprio autor ou narradores profissionais. O leitor se torna um ouvinte, “mas nem por isso menos próximo e nem por isso menos cúmplice”. Lya Luft
 Livro para escutar, a qualquer hora, em qualquer lugar. É a melhor definição do que seja um audiolivro. Gravadas em estúdio, as obras literárias são enriquecidas pela interpretação dos narradores e pelos efeitos sonoros e as músicas, tornando a atividade de escutar histórias e aprender muito mais prazerosas.
O audiolivro também é conhecido como: audiobook, livro falado ou simplesmente livro em áudio.
 
A importância do audiolivro para o processo de inclusão
O acesso à leitura é parte fundamental da educação de qualquer indivíduo, seja ele com deficiência ou não. Com o surgimento de novas tecnologias e o uso acelerado de novas mídias, o audiolivro surge como alternativa para os leitores, possuindo um  formato que se adapta ao cotidiano das pessoas do mundo atual, que tem cada vez menos tempo livre. Ouvir um livro tornou-se, deste  modo, a atividade cultural do homem moderno. Além disso, o audiolivro é uma ótima ferramenta de interação e reflexão entre colegas de trabalho, professores, educadores e alunos. Os livros falados são todos editados com a ajuda do computador, utilizando dispositivos de captura de som, software de edição e um drive gravador de CD. A adesão a este novo suporte está revolucionando cada vez mais o mercado editorial.
Acessem algumas obras gratuitas no link: http://www.universidadefalada.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário