Ally e Ryan

Ally e Ryan

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

José Serra (PSDB) é o novo prefeito de São Paulo

O candidato José Serra (PSDB) é o novo prefeito eleito. Com 54,86% do total de votos válidos, ele é o vitorioso na disputa com a candidata Marta Suplicy (PT), que teve 45,14% dos votos.

Serra foi exilado aos 22 anos, por 14 anos, vivendo na Bolívia, Chile e depois Estados Unidos. Como presidente da União Estadual dos Estudantes em 1962 e União Nacional dos Estudantes em 1963, era 'persona non grata' no Brasil depois do golpe militar de 1964.
Ele já havia concorrido à prefeitura de São Paulo em duas outras oportunidades, em 1988 e 1996, não tendo ganhado em nenhuma. Em 2002 foi derrotado por Luis Inácio Lula da Silva na campanha presidencial. Serra foi eleito duas vezes como deputado (1986 e 1990) e uma como senador (1994), neste caso com 6,5 milhões de votos.
O tucano também foi ministro do Planejamento, de 1995 a 1996, e da Saúde, de 1998 a 2002, em ambos os casos convidado por Fernando Henrique Cardoso.
Serra nasceu em 19 de março de 1942, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, filho único de Francesco Serra, imigrante italiano que tinha uma barraca de frutas no mercado municipal da Cantareira, e de Serafina Chirico.
O jornal francês Le Figaro publicou reportagem com o título "Em São Paulo, Marta Suplicy perdeu a batalha da mídia". No texto, o diário afirma que, apesar de os paulistanos terem uma imagem positiva da gestão de Marta, "seria quase um milagre se o PT vencesse a eleição municipal em São Paulo".
De acordo com o maior jornal francês em tiragem, ao "partir para a batalha" com seu opositor José Serra no setor de saúde, Marta colocou em segundo plano os pontos fortes de sua administração, as áreas de transporte e educação.
Segundo o jornal, a postura de confrontação rendeu à prefeita paulistana a imagem de que é "o protótipo da mulher arrogante".
O Figaro lembra os índices positivos da gestão da prefeita, afirmando que a derrota do PT em São Paulo "foi a mais amarga de todas. Porque os paulistanos reconhecem sem remorso que a administração de Marta Suplicy é sem dúvida a melhor dos últimos 20 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário