Ally e Ryan

Ally e Ryan

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mobilidade e acessibilidade urbana

Em 2006 fiz um curso no Ministério das Cidades, sobre o tema acima. O curso foi conduzido pela Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana – SeMob - e foi maravilhoso e proveitoso. Tão logo conclui o curso levei o tema para o CETET.

O tema mobilidade urbana era incipiente no CETET, não se debatia e a biblioteca não dispunha de acervos sobre o assunto. Montei uma palestra para as empresas e outra voltada para as escolas. Colocava o substantivo “cidade” como algo que devia ser preservado por nós.

Conversei com o gerente da ocasião que deveria ser promovida uma aproximação do CETET com a SeMob e que o tema da mobilidade sustentável deveria nortear os nossos trabalhos de educação, mas infelizmente não houve essa consciência.

Houve um atendimento que fiz com a Deisy na Lapa para cuidadores e acompanhantes de pessoas com deficiência que foi um sucesso. Em apenas 3 dias palestras atendemos mais de 1200 pessoas.

Não considero a temática mobilidade e acessibilidade urbana como uma ação pontual. Ela veio para ficar. Devemos primeiro pensar na mobilidade das pessoas e depois planejar o deslocamento dos veículos. O principal personagem das cidades é a pessoa e a educação deve focar isso de forma mais contundente.

O material que foi utilizado no curso foi doado por mim para a Biblioteca do CETET e encontra-se a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário