Em 2006 fiz um curso no Ministério das Cidades, sobre o tema acima. O curso foi conduzido pela Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana – SeMob - e foi maravilhoso e proveitoso. Tão logo conclui o curso levei o tema para o CETET.
O tema mobilidade urbana era incipiente no CETET, não se debatia e a biblioteca não dispunha de acervos sobre o assunto. Montei uma palestra para as empresas e outra voltada para as escolas. Colocava o substantivo “cidade” como algo que devia ser preservado por nós.
Conversei com o gerente da ocasião que deveria ser promovida uma aproximação do CETET com a SeMob e que o tema da mobilidade sustentável deveria nortear os nossos trabalhos de educação, mas infelizmente não houve essa consciência.
Houve um atendimento que fiz com a Deisy na Lapa para cuidadores e acompanhantes de pessoas com deficiência que foi um sucesso. Em apenas 3 dias palestras atendemos mais de 1200 pessoas.
Não considero a temática mobilidade e acessibilidade urbana como uma ação pontual. Ela veio para ficar. Devemos primeiro pensar na mobilidade das pessoas e depois planejar o deslocamento dos veículos. O principal personagem das cidades é a pessoa e a educação deve focar isso de forma mais contundente.
O material que foi utilizado no curso foi doado por mim para a Biblioteca do CETET e encontra-se a disposição.
O tema mobilidade urbana era incipiente no CETET, não se debatia e a biblioteca não dispunha de acervos sobre o assunto. Montei uma palestra para as empresas e outra voltada para as escolas. Colocava o substantivo “cidade” como algo que devia ser preservado por nós.
Conversei com o gerente da ocasião que deveria ser promovida uma aproximação do CETET com a SeMob e que o tema da mobilidade sustentável deveria nortear os nossos trabalhos de educação, mas infelizmente não houve essa consciência.
Houve um atendimento que fiz com a Deisy na Lapa para cuidadores e acompanhantes de pessoas com deficiência que foi um sucesso. Em apenas 3 dias palestras atendemos mais de 1200 pessoas.
Não considero a temática mobilidade e acessibilidade urbana como uma ação pontual. Ela veio para ficar. Devemos primeiro pensar na mobilidade das pessoas e depois planejar o deslocamento dos veículos. O principal personagem das cidades é a pessoa e a educação deve focar isso de forma mais contundente.
O material que foi utilizado no curso foi doado por mim para a Biblioteca do CETET e encontra-se a disposição.
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