Ally e Ryan

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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Altas habilidades/superdotado – Metodologia e estratégias pedagógicas


Estratégias de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotado envolvem, muitas vezes, diferenciar ou modificar o currículo regular de modo a adequar o processo de aprendizagem às necessidades e características desse aprendiz.Diferentes estratégias podem ser empregadas nas classes comuns para diferenciação e modificação do currículo regular, contribuindo, inclusive, para estimular potencialidades de toda turma. A seguir, são apresentados alguns exemplos de estratégias metodológicas e pedagógicas, que se aplicam tanto à educação infantil quanto ao ensino fundamental.

- A aprendizagem deve ser centrada no aluno. Leve em consideração os interesses e habilidades dos alunos.

- Implemente atividades de enriquecimento em sala de aula, como por exemplo, dramatizações, produção de histórias etc.

- Investigue os interesses, os estilos de aprendizagem e de expressão dos seus alunos ou observe-os de forma a identificar seus interesses, pontos fortes e talentos.
- Analise e modifique o currículo existente de forma a identificar e eliminar redundâncias e incrementar unidades que sejam desafiadores para os alunos.

- Retire ou reduza do currículo a ser desenvolvido conteúdo que os alunos já dominam ou que pode ser adquirido em um ritmo compatível com suas habilidades. Isso cria um ambiente de aprendizagem desafiador e reduz apatia e desinteresse dos alunos superdotados.

- Desenvolva atividades com diferentes produtos finais, de modo que as necessidades individuais possam ser atendidas.

- Permita que os alunos comuniquem conhecimento ou experiências prévias.

- Use diferentes estratégias de ensino (atividades em grupo, dramatização, brincadeiras) assim envolve-se o aluno em sala de aula.

- Convide pessoas da comunidade ou especialistas para falar para os alunos de forma a despertar o interesse dos mesmos sobre o conteúdo estudado e promover o desenvolvimento de habilidades.

- Envolva os alunos em atividades de solução de problemas que os levem a transferir os objetivos de aprendizagem a situações em que a criatividade e outras habilidades superiores de pensamentos (análise, avaliação, síntese) sejam empregadas.

- Estimule os alunos a encontrar respostas para suas próprias questões por meio de projetos individuais.

- Envolva os pais no processo de aprendizagem de seus filhos (tutoria, acompanhamento no dever de casa).

- Dê ao aluno a oportunidade de escolha, levando em consideração seus interesses e habilidades.

- Dê oportunidade ao aluno de obter conhecimento pessoal acerca de suas habilidades.

- Relacione os objetivos do conteúdo às experiências dos alunos.

- Ofereça aos alunos informações que sejam importantes, interessantes, contextualizadas, significativas e conectadas entre si.

- Oriente o aluno a buscar informações adicionais sobre tópicos de seu interesse.

- Estimule o aluno a avaliar seu desempenho em uma atividade ou tarefa.

- Valorize produtos e ideias criativas.

- EVITE rotular o aluno de superdotado. Trate as diferenças individuais como um fato natural. Lembre-se de que nem sempre o aluno superdotado terá um desempenho excelente em todas as áreas ou atividades.

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