Ally e Ryan

Ally e Ryan

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Altas habilidades/superdotados – aspectos importantes

Material pedagógico e recursos tecnológicos

É do conhecimento geral os recursos limitados em muitas escolas, em termos ideais um ambiente estimulador deve incluir material de consulta diversificado impresso ou eletrônico (por exemplo, livros, revistas, jornais, programas de computador etc), materiais para manipulação e exploração (brinquedos, bolas, blocos e jogos pedagógicos, objetos com sons e formatos diferentes, lupas e lentes de aumento). Além disso, seria altamente desejável que o aluno tivesse oportunidade de conhecer e frequentar bibliotecas, de participar de atividades (na escola ou em outros locais da comunidade), conforme seu interesse e área de habilidade.

Atividades

Um projeto pedagógico inclusivo para alunos de altas habilidades na pré-escola não pode deixar de considerar as atividades que favoreçam o saber-aprender, o saber-fazer r o saber-ser, favorecendo aprendizagens para toda a vida. O especialista na matéria, Seeley sugere o desenvolvimento de atividades que envolvam o uso da linguagem, a representação de experiências e ideias, o raciocínio lógico e criativo, a compreensão de tempo e espaço e uma aprendizagem ativa por parte do aluno com Altas habilidades/superdotados. Exemplos de atividade:

- Descrição de objetos, eventos e relações
- Conversa com colegas acerca de experiências importantes
- Expressão de sentimentos em palavras
- Ouvir e criar ou completar histórias
- Ouvir, crias ou recriar canções
- Descrição de objetos de várias maneiras e outras.

Sugestão de atividades com alunos superdotados:

- Atividades que levem o aluno a produzir muitas ideias.
- Atividades que levem o aluno a brincar com ideias, situações e objetos (ex. brincadeiras de faz-de-conta: casinha, supermercado etc)
- Atividades que estimulem o aluno a definir e solucionar problemas
- Atividade de pesquisa sobre tópicos do interesse do aluno etc.

Um comentário:

  1. Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.

    Abraços

    Valeria

    ResponderExcluir