É importante ressaltar que crianças superdotadas em idade pré-escolar constituem um grupo heterogêneo em termos de interesse, níveis de habilidades, desenvolvimento econômico, social e físico. Nesse sentido, podemos nos deparar com uma criança avançada do ponto de vista intelectual, mas imatura emocionalmente. O professor deve estar atento a essa possível falta de sincronia entre desenvolvimento intelectual e afetivo ou físico. Como exemplo podemos citar, uma criança superdotada pode apresentar leitura precoce, todavia, ter dificuldade em manipular um lápis, pois suas habilidades motoras não estão totalmente desenvolvidas. Além disso, a habilidade superior demonstrada por essa criança pode ser resultado de uma estimulação intensa por parte das pessoas significativas de seu ambiente. Ao atingir a idade escolar, o desenvolvimento dessa criança pode se normalizar e ela passar a apresentar um desempenho semelhante aos alunos de sua idade. Por isso, nem sempre uma criança precoce poderá ser caracterizada como superdotada.
Dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em idade pré-escolar destacam-se: (VIRGOLIM, AMR – 1999 – Dificuldades emocionais e sociais do superdotado)
Alto grau de curiosidade;
Boa memória;
Atenção concentrada;
Persistência;
Independência e autonomia;
Interesse por áreas e tópicos diversos;
Aprendizagem rápida;
Criatividade e imaginação;
Iniciativa;
Liderança;
Vocabulário avançado para a sua idade;
Riqueza de expressão verbal;
Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas;
Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos;
Habilidade para lidar com ideias abstratas;
Habilidade para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista;
Interesse por livros e outras fontes de conhecimento;
Alto nível de energia;
Preferência por situações/objetos novos
Senso de humor; e
Originalidade para resolver problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário