Ally e Ryan

Ally e Ryan

domingo, 23 de maio de 2010

Folha de São Paulo

Semáforo para pedestres em SP é como bomba-relógio, diz consultor
JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO


O consultor em engenharia de tráfego e transportes Horácio Augusto Figueira tem opiniões bastantes sarcásticas sobre o tratamento dado aos pedestres em São Paulo. Ele costuma brincar que há duas formas de fazer com que o pedestre atravesse em segurança na cidade: tirar os humanos do tráfego ou criar um serviço que permita que o cidadão alugue um carro de um lado da rua, atravesse-a, e devolva o veículo do outro lado. Leia a entrevista:

Folha - Por que o senhor chama os semáforos para pedestres de bombas-relógio?

Horácio Augusto Figueira - Porque assim que o vermelho começa a piscar, o pedestre já fica em pânico. Quando o vermelho trava, abre automaticamente para os carros. O pedestre não tem tempo de terminar a travessia. Isso é culpa da prefeitura. Eu defendo o uso do "vermelho de segurança", que é quando todos os sinais ficam vermelhos por três segundos, o que propicia o término da travessia para quem ficou no meio do caminho. A CET já usa isso, mas apenas para cruzamentos onde há alto índice de acidentes entre veículos. É só tirar três segundos do tempo verde dos veículos. A outra solução é tirarmos os humanos do tráfego. Também funciona...

Folha - A CET estima que um ser humano caminhe a uma velocidade entre 1,1 e 1,2 m/s. Com base nisso, calcula o tempo de travessia. Esse número é condizente com a realidade?

Figueira - Esse tempo é calculado para um ser humano adulto, saudável e em ótima forma física. Por isso que uma via de 15m de largura tem um semáforo que fica aberto por 15s. Mas só quem consegue atravessar em 15s é a pessoa que estiver no meio fio. Os que vêm atrás dela ficam no meio do caminho. Em geral, a velocidade das pessoas é de 0,7m/s. Portanto, para um cruzamento de 15m, como o da Dona Veridiana com a Jaguaribe [onde fica a Santa Casa], o tempo deveria ser de 21s.

Folha - Qual seria o melhor tipo de semáforo para pedestres?

Figueira - Aquele com cronômetro, porque no semáforo de pedestres não tem o amarelo. Então, se a pessoa vê que faltam três segundos para fechar, não vai se arriscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário