Qual é a forma mais adequada para se comunicar com a pessoa com deficiência auditiva?
FALE DEVAGAR! Não é preciso gritar. Para o surdo, a visão é o sentido primordial da comunicação e, portanto, é bastante desenvolvido. Enquanto estiver conversando,mantenha sempre contato visual. Se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
O ideal é dispormos de um profissional que conheça a leitura de sinais. Caso não seja possível, o surdo se comunicará por meio de mímica e gestos, exigindo assim um alto nível de atenção.
Ao se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva, o ouvinte deve posicionar-se de forma que sua boca e expressões faciais sejam visíveis.
Alguns aspectos dificultam a leitura labial, como pouca movimentação dos lábios, uso de bigode, vidro entre os interlocutores, movimentos para atender o telefone ou olhar para a tela do computador. Quando não entender o que a pessoa com deficiência auditiva quer lhe dizer, peça
para que repita ou que escreva.
“É horrível quando as pessoas movimentam o rosto. Não dá para entender nada. São extremamente necessários o contato visual e olho no olho. Falar com calma também é essencial.” (Deficiente auditivo)
Como devo atender a pessoa com deficiência auditiva?
TENHA PACIÊNCIA! O maior desafio da pessoa com deficiência auditiva é a comunicação. Compreender e se fazer entender são as causas mais comuns de falhas na comunicação com esses clientes. Respeite o ritmo e tenha disponibilidade para o atendimento.
Para a pessoa com deficiência auditiva, o contato humano é muito importante. Para atender adequadamente essas pessoas, é importante ter alguns professores que conheçam minimamente a linguagem dos sinais, principalmente os sinais que são correspondentes ao modo de ensino.
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