Ally e Ryan

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domingo, 23 de maio de 2010

Jornal Folha de São Paulo

OUTRO LADO

Para CET, tempo de travessia é mais que suficiente

A CET afirma que o tempo de travessia para pedestres é mais que suficiente.
Segundo sua assessoria, o tempo de verde para os pedestres efetuarem a travessia é dimensionado, em cada cruzamento, em função da largura da via e da velocidade média dos pedestres.
"A CET adota a velocidade de 1,2 m/s como base para cálculo de tempo de pedestres, um critério aceito mundialmente por países que usam o verde exclusivo para os pedestres."
Segundo a nota, em Nova York estima-se que homens e mulheres andem, respectivamente, a 1,37m/s e 1,29m/s, enquanto um estudo de engenharia de tráfego espanhol demonstra que pessoas com mais de 55 anos caminhem com velocidade média de 1,5m/s e 1,3m/s, acima do tempo utilizado pela CET.
Os especialistas em trânsito Jaime Weissmann e Horácio Augusto Figueira, no entanto, dizem que o tempo utilizado pela CET é mera "abstração estatística" e que a velocidade máxima de caminhada de um ser humano é de 0,8m/s (cerca de 3km/h).
A CET diz ainda que para estabelecer a velocidade dos pedestres, considera a condição mais crítica (lenta) de travessia. E nega que a programação do semáforo seja definida em função da lentidão do trânsito de veículos.
Sobre o cruzamento da Consolação com a Dona Antonia de Queirós, a companhia afirma que aquela configuração de faixas permite que os pedestres atravessem com o mínimo de espera.
A CET diz ainda que em 30 dias os radares instalados naquele cruzamento passarão a fiscalizar a velocidade dos carros e nega que haja registros de atropelamentos no local, como afirmou Djanira Cavalheiro, 68, cujo neto estuda na escola Marina Cintra.
Sobre a ausência de semáforos para pedestres na Doutor Arnaldo com a Major Natanael, a CET diz "não haver necessidade" e que isso se comprova "pelo fato de não ocorrerem acidentes no local", ao contrário do que constatou a reportagem.

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