Ally e Ryan

Ally e Ryan

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Gestão da educação para o trânsito

Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

§ 1º É obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.

§ 2º Os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN.

Quando pensei em escrever minha história neste blog, tive dois objetivos principais:
O primeiro deles é demonstrar de forma clara como as gestões anteriores pouco ou nada fizeram para os empregados com deficiência; o segundo, mostrar ao presente e futuros gestores do CETET que, se não houver um esforço conjunto a educação para o trânsito em São Paulo, sempre será incipiente e distante do mundo real e atual.

Há uma corrente de pensamentos no sentido de classificar a educação como a mais importante das políticas públicas, num país como o Brasil. Todas as prefeituras apontam a educação como área de destaque; a legislação obriga os municípios a aplicarem 25% dos seus recursos em educação. Ora, se o CTB, conforme artigo 74, determina que a educação é dever prioritário, por que será que nosso CETET não consegue ser um centro de excelência na prática? Se a maioria considera a educação como a mais importante das políticas públicas, o que falta a nós assumir esse verdadeiro papel?

A pergunta que me faço atualmente é: será que estamos no caminho certo? Se não estamos o que precisamos fazer para estar?

Se cada gestor, se cada gerente que passou pelo CETET tivesse feito a sua parte, possivelmente hoje estaríamos numa situação melhor. Se cada empregado, se cada educador que passou e ainda está no CETET, tivesse feito a sua parte, nossa situação seria mais confortável.

O mundo hoje discute mobilidade urbana sustentável, todos discutem um mundo onde as pessoas possam circular com segurança e conforto. Circulação de pessoas!!Quantos projetos assumidos pelo CETET foram pensados no contexto da circulação das pessoas, de todas as pessoas, tenham elas deficiências ou não? As atividades do CETET foram feitas para todos ou para alguns? Os idosos, as gestantes, as pessoas com mobilidade reduzida estão contempladas nas atividades educacionais? Os educadores estão preparados para novos e atuais desafios?

Esta semana o atual gerente do CETET, Luiz Carlos Mantovani, fez uma reunião comigo, Susana e o Milton e solicitou a elaboração de um projeto voltado para a educação de trânsito para pessoas com deficiência. O projeto visa preparar os educadores para esse importante desafio. Pela primeira vez na história do CETET, tal iniciativa partiu da gerência, o que dará força e legitimidade ao projeto.



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