O CETET foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1980. O tempo transcorrido transformou o CETET num verdadeiro centro de referência. Mesmo estando no DTP, fui para a festa dos 10 anos do CETET; aliás, a festa foi muito bem organizada porque foram convidados funcionários que trabalharam lá e estavam espalhados pela empresa e outros que já não mais trabalhavam na CET, foi um momento de encontro!
O superintendente do CETET era Dagoberto Vieira, que através da Nota Técnica 126/90 de 01 de fevereiro daquele ano, fez um balanço geral da primeira década de vida do CETET. No campo das realizações elencou:
- “Mais de 70.000 motoristas de táxi treinados;
- Cerca de 320 pesquisas realizadas, com 90.000 munícipes consultados;
- 4.200 pessoas formadas em cursos técnicos e administrativos diversos;
- 10.500.000 peças de comunicação veiculadas em campanhas, entre impressos e inserções na mídia eletrônica;
- Projeto de travessia de escolares implantado em 162 escolas;
- 1.300 agentes multiplicadores para vários níveis de ensino formados;
- 280 escolas atendidas com palestras e programas de educação;
- Palestras educativas realizadas em 200 empresas da capital, Grande São Paulo e interior do Estado;
- 850 reuniões realizadas com a comunidade e a realização de 4.500 contatos técnicos;
- Acervo de mais de 10 mil exemplares, o que torna a biblioteca do CETET a mais completa da América do Sul, no que se refere a trânsito e transportes;
- Edição de 35 Boletins Técnicos e 125 Notas Técnicas, contendo know how desenvolvido na Companhia de Engenharia de Tráfego, hoje disseminados pelas principais cidades brasileiras.”
O superintendente do CETET era Dagoberto Vieira, que através da Nota Técnica 126/90 de 01 de fevereiro daquele ano, fez um balanço geral da primeira década de vida do CETET. No campo das realizações elencou:
- “Mais de 70.000 motoristas de táxi treinados;
- Cerca de 320 pesquisas realizadas, com 90.000 munícipes consultados;
- 4.200 pessoas formadas em cursos técnicos e administrativos diversos;
- 10.500.000 peças de comunicação veiculadas em campanhas, entre impressos e inserções na mídia eletrônica;
- Projeto de travessia de escolares implantado em 162 escolas;
- 1.300 agentes multiplicadores para vários níveis de ensino formados;
- 280 escolas atendidas com palestras e programas de educação;
- Palestras educativas realizadas em 200 empresas da capital, Grande São Paulo e interior do Estado;
- 850 reuniões realizadas com a comunidade e a realização de 4.500 contatos técnicos;
- Acervo de mais de 10 mil exemplares, o que torna a biblioteca do CETET a mais completa da América do Sul, no que se refere a trânsito e transportes;
- Edição de 35 Boletins Técnicos e 125 Notas Técnicas, contendo know how desenvolvido na Companhia de Engenharia de Tráfego, hoje disseminados pelas principais cidades brasileiras.”
E ainda, havia um plano de metas a ser atingido até o fim daquela gestão, conforme nota-se da NT mencionada:
...
“Partindo desses pressupostos e como entidade única no País, onde está reunido o mais completo conjunto de atividades voltadas à educação e segurança de trânsito, o CETET, ao completar uma década de existência, apresenta suas metas imediatas, inseridas no Plano Trienal 1990/1992 da
Secretaria Municipal de Transportes”:
- "Implantar 30 centros regionais de educação e treinamento de trânsito por toda a cidade, para desenvolver cursos, palestras e atividades de educação de trânsito, até 1992;
- Garantir melhores condições de segurança nas regiões periféricas, com o tratamento de prioridades locais com o envolvimento e participação da comunidade, de acordo com suas reivindicações;
- Estabelecer normas e padrões para a implantação de projetos visando e melhoria nas condições de segurança do pedestre, com o desenvolvimento de tecnologia educacional;
- Estabelecer estudo contínuo sobre os motivos que ocasionam acidentes, visando sua eliminação, com pesquisas sobre os fatores influentes;
- Realizar projetos de ação educativa integrada – escola/comunidade/empresa – em regiões de alto risco de acidentes;
- Implantar na rede escolar, comissões em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação para elaborar um Programa de Educação de Trânsito compatível com as necessidades das escolas;
- Aplicar cursos especializados de trânsito a todos os motoristas da frota da Prefeitura Municipal de São Paulo, visando aprimorar o seu desempenho; e
- Otimizar os espaços de mídia destinados ao trânsito, implementando novas linguagens educativas, envolvendo veículos diversos, ampliando a atuação nos meios de comunicação. "
...
“Partindo desses pressupostos e como entidade única no País, onde está reunido o mais completo conjunto de atividades voltadas à educação e segurança de trânsito, o CETET, ao completar uma década de existência, apresenta suas metas imediatas, inseridas no Plano Trienal 1990/1992 da
Secretaria Municipal de Transportes”:
- "Implantar 30 centros regionais de educação e treinamento de trânsito por toda a cidade, para desenvolver cursos, palestras e atividades de educação de trânsito, até 1992;
- Garantir melhores condições de segurança nas regiões periféricas, com o tratamento de prioridades locais com o envolvimento e participação da comunidade, de acordo com suas reivindicações;
- Estabelecer normas e padrões para a implantação de projetos visando e melhoria nas condições de segurança do pedestre, com o desenvolvimento de tecnologia educacional;
- Estabelecer estudo contínuo sobre os motivos que ocasionam acidentes, visando sua eliminação, com pesquisas sobre os fatores influentes;
- Realizar projetos de ação educativa integrada – escola/comunidade/empresa – em regiões de alto risco de acidentes;
- Implantar na rede escolar, comissões em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação para elaborar um Programa de Educação de Trânsito compatível com as necessidades das escolas;
- Aplicar cursos especializados de trânsito a todos os motoristas da frota da Prefeitura Municipal de São Paulo, visando aprimorar o seu desempenho; e
- Otimizar os espaços de mídia destinados ao trânsito, implementando novas linguagens educativas, envolvendo veículos diversos, ampliando a atuação nos meios de comunicação. "
Na foto acima notamos o espaço vazio onde surgiu depois o EVT- Caio Graco...
Analisando friamente o Plano de Metas observamos que ele ficou bem distante do sonho pretendido. Reafirmo que se não fosse a ação ativa da maioria dos funcionários do CETET, possivelmente ele teria sucumbido no espaço e no tempo.
Devemos aproveitar a aproximação de mais um aniversário do CETET, de mais uma década, e resgatar a importância do nosso centro não apenas para a cidade, mas resgatar para o Brasil, como centro de referência, colocá-lo no contexto geral da mobilidade e acessibilidade urbana, fazer um meio e não um fim para a Educação para o Trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário