Ally e Ryan

Ally e Ryan

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Praça da Sé – encontros na banca

O fantasma da demissão chegou como um torpedo na CET. As primeiras listas com nomes de funcionários demitidos começaram a ser publicadas no Diário Oficial do Município aos sábados. Vejam vocês, que sofrimento! Estamos falando de uma época em que não havia internet ou mensagens de textos, muito menos celular. Portanto, para saber se seu nome estava impresso no DOM antes da segunda, só existia um meio:
Ir para a Praça da Sé e consultar o DOM. Aí então existia uma corrente. Aquela pessoa que conseguia saber os nomes ia num orelhão da TELESP e ligava para os demais. Conversando depois com uma pessoa do CETET que madrugava na Sé, ela me disse que era uma situação que podia ir do êxtase ou a completa agonia, dependendo da noticia. Aqueles que não tinham telefone em casa, deixava um número de telefone do vizinho, da sogra e etc.

Pessoalmente confesso que fiquei muito assustado, embora o Jânio um ano antes publicou um decreto proibindo demissão do serviço público de servidor com deficiência, entretanto, como ele era instável fiquei muito tenso.
Os amigos foram indo embora, alguns conseguiam voltar, mas enfim, foi uma situação tensa.
Num sábado dessas publicações houve um acontecimento inusitado: todos os gerentes e supervisores da CET foram demitidos, sem exceção. Chegamos na segunda no CETET e não havia nenhum chefe nas áreas. Azambuja, Cida, Helena, Patrício, Virgínia Collaneri e outro que não lembro o nome foram demitidos. O coronel chegou e mandou todos os supervisores voltarem para suas respectivas salas, porque ele reverteria as demissões. Lembro-me que estava lendo a Folha e naquele tempo o jornal divulgava a agenda do dia seguinte do prefeito e do governador e num determinado horário do final da tarde da terça-feira lá estava o nome do coronel Horus Azambuja. De fato, o coronel reverteu às demissões e todos que eram seus amigos continuaram trabalhando normalmente.
As demissões foram se sucedendo, a CET foi sendo lentamente dizimada, cedendo lugar a uma nova empresa que surgira depois: PLAT – Planejamento e Assessoria de Tráfego.





4 comentários:

  1. nao entendi a parte do medo de mandarem deficientes embora.. vc temalguma deficiencia?

    ResponderExcluir
  2. Sim, nesse sentido, apesar de estar protegido por lei, senti medo de ser demitido. Você pode ser apresentar?
    Ari

    ResponderExcluir
  3. Oi.. posso, meu nome é Ariana e achei seu blog pela net, ajudando meu filho a fazer um trabalho para a escola.
    Justamente sobre educação no transito, e perigos do transito.
    Como gsoto muito de blogs, me interessei a lr.. e a forma como vc conta e como fala de seus companheiros é muito legal.
    Pelo que vejo, tem pessoas ai que se conhecem a mais de 20 anos, e ter amizades no trabalho é muito dificil, pelo menos hoje em dia.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Ariana. Se precisar de ajuda para seu filho, basta me enviar email arisol@uol.com.br Sou gestor em educação de trânsito e trabalho com inclusão social.
    Obrigado por acompanhar.

    ResponderExcluir