Ally e Ryan

Ally e Ryan

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dia da Santa no CETET – Nossa Senhora Aparecida









Relata a história que o rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial artigo (“ Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”, CNBB, 1991).

A Nossa Padroeira não ficaria ausente do CETET, no dia 12 de outubro de 1988 a imagem dela numa gruta foi inaugurada no nosso espaço. Era uma manhã chuvosa e de muita festa. Observem na foto praticamente toda a equipe de trabalho do Treinamento. A Silvia que está abraçada comigo na foto é minha grande e inesquecível amiga.
O cerimonial resumiu a um discurso do coronel enaltecendo Nossa Senhora, uma missa celebrada por um padre da paróquia da Lapa e muita festa. Foi um dia especial e memorável na história do CETET.

2 comentários:

  1. Poxa Ari.. muito obrigada pela sua vontade de ajudar. Agora ele ja fez o trabalho, mas se precisar, esteja certo de que lhe procurarei.
    Estarei aqui sempre.. acompanhando...
    Coloque fotos.. rs, adoro fotos.. rs
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Estarei sempre a disposição Ariana.
    abraços

    ResponderExcluir