Ally e Ryan

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quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Acadêmica surda tira nota máxima em monografia sobre acessibilidade

Acompanhada de uma intérprete, Paula apresentou a tese “Desmistificando a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mundo do Mercado de Trabalho de Jaraguá do Sul” e obteve o conceito A, equivalente entre as notas 9 e 10.

Daiane Zanghelini
Publicado 16/11/2010 às 08:46:18 - Atualizado em 16/11/2010 às 08:56:37


Paula apresentou a monografia na Unerj. (Foto: Eduardo Montecino)

Superar as dificuldades e enfrentar desafios é algo que a estudante de administração Paula Maria Markewicz, 24 anos, já está acostumada a fazer.

A última superação dessa jovem instrutora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi a apresentação da monografia da faculdade de Administração para um auditório lotado na Unerj (Centro Universitário de Jaraguá do Sul) na noite da última quarta-feira. A princípio, o fato parece comum a qualquer universidade, não fosse um detalhe: Paula é surda-muda desde nascença e é a segunda estudante a concluir um curso na Unerj com esta condição.

Acompanhada de uma intérprete, Paula apresentou a tese “Desmistificando a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mundo do Mercado de Trabalho de Jaraguá do Sul” e obteve o conceito A, equivalente entre as notas 9 e 10. “Através do meu trabalho, eu quis mostrar que as pessoas com deficiência não precisam ser vistas como coitadas e que as barreiras físicas são nossa principal dificuldade. Em Jaraguá do Sul existe muita coisa a ser feita, mas acho que estamos no caminho certo”, afirma Paula, com gestos rápidos.

A jovem trabalhou o tema durante seis meses, mas a ideia já estava na cabeça desde 2004. Já o desejo de estudar Administração vem desde que ela era criança. “Tive muito apoio da minha tia/avó. Ela me mostrou que sou igual a qualquer outra pessoa”, comentou.

Paula não se esquece de agradecer os pais, também surdos-mudos, e os professores e colegas que conviveram com ela durante toda a vida escolar e acadêmica. “Tive professores que trabalharam como voluntários na recuperação de alguns conteúdos que eu tive dificuldade”, ressaltou.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/academica-surda-tira-nota-maxima-em-monografia-sobre-acessibilidade-4124384.html

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