Ally e Ryan

Ally e Ryan

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Processo de desenvolvimento do PIE

Ensinamentos do prof. Romeu Sassaki


O processo de desenvolvimento do PIE envolve professores, outros profissionais da escola e pais em diversas etapas e ações, a seguir descritas:

1. Preparação para o PIE

 Coleta de informações existentes sobre o aluno.
 Revisão das informações existentes sobre o aluno.
 Explicação aos pais sobre a importância do PIE para o seu filho.
 Sumarização dos PIEs, se o aluno já os teve em anos letivos anteriores.
 Marcação de data para a reunião do PIE com os pais.

2. Realização da reunião do PIE

 Distribuição de material pertinente ao PIE para ser utilizado na reunião.
 Discussão e preenchimento dos itens do PIE (seguindo o modelo adotado pela escola).
 Marcação de datas para as próximas reuniões do PIE deste aluno.

3. Providências posteriores à reunião do PIE

 Distribuição do PIE preenchido aos setores designados para executá-lo.
 Execução das atividades indicadas no PIE.
 Monitoramento dessa execução.
 Reunião da equipe escolar para corrigir rumos à medida das necessidades (Ver Processo de Revisão do PIE, adiante).
 Comunicação com os pais sobre essas correções de rumo.
 Decisão sobre a transição do aluno para outras séries ou níveis escolares ou para a educação profissional e/ou para o mercado de trabalho.

Processo de Revisão do PIE

O processo de revisão do PIE é como um plano de viagem que necessita ser revisto durante o percurso a fim de atender às novas circunstâncias que poderão surgir. O processo é circular no sentido de que ele não começo nem fim, enquanto perdurar a necessidade de “corrigir rumos” sempre no melhor interesse do aluno (suas habilidades, seus interesses, suas necessidades etc.).

São as seguintes as etapas deste processo circular:

 Avaliação da equipe sobre o PIE originalmente preenchido.
 Negociação dentro da equipe para concluir divergências.
 Negociação e recomendações do aluno, da família e da equipe escolar.
 Confirmação das decisões sobre o aluno: equilíbrio entre as atividades projetadas, adequação à idade, melhoria da imagem, melhoria da participação social, aumento das competências.
 Revisão, implementação e monitoramento trimestralmente.
 Consideração aos desejos e preferências do aluno e da família.

Ao participarem da reunião de revisão do PIE, será proveitoso levar em conta as seguintes questões:
a) Estão em equilíbrio as atividades de aprendizagem indicadas para a gestão pessoal (habilidades de lidar com assuntos pessoais), o lazer (habilidades de usar os momentos livres) e o trabalho (habilidades de execução das tarefas escolares)?
b) As atividades de aprendizagem estão levando em consideração os desejos, as inteligências e as preferências do aluno e da família?
c) As atividades de aprendizagem aumentarão as competências do aluno?
d) As atividades de aprendizagem promoverão a melhoria da imagem e da participação do aluno na sociedade?
e) As atividades de aprendizagem são apropriadas à idade (ou faixa etária) do aluno?
f) As atividades de aprendizagem levarão o aluno a resultados significados e valiosos para ele?
g) No contexto das atividades de aprendizagem, o aluno está utilizando o que está aprendendo?

Instrumental do PIE

O modelo de Plano Individualizado de Educação, fornecido separadamente, precisará ser adaptado às circunstâncias específicas da realidade de cada unidade escolar e/ou de cada rede educacional.

O Plano Individualizado de Educação (PIE) contém os seguintes itens para serem preenchidos por uma equipe composta de professores de sala de aula, profissionais de suporte e pais de cada aluno que apresente necessidades educacionais especiais:

I - AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA E/OU OUTRA CONDIÇÃO ATÍPICA

• Áreas de avaliação
• Testes
• Quem aplica os testes
• Avaliações externas (Entrevistas com os pais e a criança, observação sobre a criança, discussão com profissionais de anos anteriores, revisão do histórico escolar, demonstrações práticas da criança)

II – METAS

• Metas Anuais e Metas de Curto Prazo

III – SERVIÇOS

• Programas especialmente projetados
• Serviços educacionais comuns
• Outros serviços (fonoaudiologia, fisioterapia, orientação e mobilidade, aconselhamento, transporte, educação física adaptada etc.)

IV – DATAS

• Datas do início e do término do PIE
• Datas intermediárias das avaliações do PIE

V - PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PIE

• Observação dos professores e observação dos pais
• Testes tirados dos livros-texto e testes criados pelos professores
• Questões individualizadas

VI - PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
Preenchimento do PIE nos itens I, II, III e IV

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