Ally e Ryan

Ally e Ryan

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CRECI/MS mostra que investir em acessibilidade agrega valor ao imóvel

O CRECI/MS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) promoveu palestra na noite de 28 de outubro em que o presidente do CREA/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul), Jary de Carvalho e Castro abordou os investimentos em acessibilidade como um bom negócio e não somente o cumprimento da Lei. “Democratiza o acesso e fideliza o consumidor”, resumiu Jary.

O presidente do CRECI/MS, Eduardo Francisco Castro, ressaltou que os imóveis adaptados são comercializados com maior facilidade. “Tenho uma experiência pessoal recente de venda de imóvel adaptado em apenas uma semana. A procura foi muito grande, recebi várias ligações”, disse Eduardo. Ele lembra, ainda, que a desvalorização de apartamentos térreos, que antigamente chegava a 30%, hoje já não existe mais.

Jary destacou que hoje uma grande parcela da população tem algum tipo de deficiência física e quando considerada a acessibilidade de um modo amplo este universo se torna ainda maior. “Não são apenas os cadeirantes que precisam de acessibilidade, são também os idosos, as gestantes, as mães com crianças em carrinhos e acidentados“, disse, acrescentando que em algum momento da vida a maioria das pessoas tem alguma restrição para locomoção.

Ele apresentou um modelo de residência acessível, lembrando que as soluções dependem menos de investimentos do que de criatividade. Segundo ele, conceber um projeto garantindo acessibilidade eleva o custo em 1% ao passo que para a adequação o investimento necessário chega a 25% do valor total da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário