Ally e Ryan

Ally e Ryan

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pessoas com deficiência conquistam mais espaço no mercado de trabalho

Descrição da imagem: estou proferindo palestra na empresa DASA sobre empregabilidade da pessoa com deficiência. Na minha frente algumas pessoas assistem a palestra sentados.

Sistemas e coordenadorias que atuam na área ajudam os deficientes a alcançarem vagas e conquistarem sua autonomia
da Redação - Rede Saci

Trabalhadores com deficiência que buscam uma recolocação podem encontrar no posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caade) o caminho para conquistar uma chance no mercado de trabalho. São mais de mil vagas disponíveis na unidade, que é específica para atender trabalhadores com deficiência. Os salários variam de R$ 510 a R$ 3 mil.

“As pessoas com deficiência precisam mostrar eficiência”. A afirmação é da profissional de serviços gerais, Beatriz Soledade Machado, de 42 anos. Com deficiência física na perna direita (sequela de uma poliomielite), ela descobriu a Caade como aliada na hora de buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e várias profissões: recepcionista, auxiliar de higienização, técnico de enfermagem, técnico contábil, atendente hospitalar, técnico de manutenção predial, assistente de vendas internas, serviços de transportes e descarga de mercadorias, conferente de mercadorias entre outras.

Há dois meses empregada, Beatriz acredita que muitos não sabem o lugar certo para buscar uma vaga no mercado e por isso não conseguem um bom emprego. “Antes de conhecer a Caade tinha muita dificuldade para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. É a segunda vez que a coordenadoria me encaminha para um emprego. Quando participava de processos seletivos em outros lugares, mesmo tendo o perfil da vaga, eles não me contratavam, preferiam uma pessoa que não tinha deficiência”, relata.

Colocações
O número de trabalhadores com deficiência colocados no mercado de trabalho, por meio do Sine da Caade, teve um aumento de 9%, quando comparado os nove primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2009. Foram 422 contra 386 colocados.

Flávio Oliveira acredita que a tendência é que o número de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho continue aumentando. “A Caade vem aprimorando a capacitação do público, oferecendo o curso de competências básicas para o trabalho e atendendo em pequenos grupos ou individualmente. Isso aumenta a confiança das pessoas, bem como as chances da pessoa ter um melhor desempenho na hora da entrevista”, disse.

Caade
Coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a Caade tem como missão planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações das diferentes políticas públicas estaduais para atender às demandas das pessoas com deficiência.

De segunda a quinta-feira, a Coordenadoria oferece curso de competências básicas para o trabalho, que envolve temas como comunicação no ambiente de trabalho; elaboração de currículo; ética profissional e condução do próprio destino; direitos básicos da pessoa com deficiência, entre outros.

Fonte: Rede Saci

Nenhum comentário:

Postar um comentário