Ally e Ryan

Ally e Ryan

domingo, 7 de novembro de 2010

Assinado decreto em São Paulo para acessibilidade digital

Compra e edição de livros de órgãos de governo serão em formato Daisy

No último dia 21 de outubro um novo passo foi dado rumo a uma sociedade inclusiva. As pessoas cegas e as que fazem uso de material digital para acesso à leitura ganharam um instrumento legal para que o Estado compre e edite livros em formato acessível. O Decreto Estadual nº 56.307, publicado no Diário Oficial no dia 22/10, assinado pelo governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman e a Secretária de Estado Dra. Linamara Rizzo Battistella prevê a implementação do Programa de Acessibilidade Comunicacional.

O objetivo é que a compra e a edição de material bibliográfico pelos órgãos da administração pública estadual sejam também disponibilizadas no padrão internacional Daisy, solução tecnológica que permite acesso digital a conteúdo literário.

A iniciativa conta com a participação das Secretarias Estaduais de Educação; Gestão Pública e Cultura, que formarão uma comissão para garantir a implantação do projeto.

Para a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, garantir o acesso aos livros é uma das formas mais importantes de inclusão das pessoas com deficiência. Desta forma, podemos devolver para o cotidiano de milhares de pessoas o prazer da prosa, da poesia e do conhecimento.

O Decreto prevê que, nos casos onde o formato Daisy esteja indisponível, sejam adotados outros formatos como o braile ou áudio simples. Porém, o ideal mesmo é a usabilidade do programa Daisy, pois o formato áudio tem acessibilidade restrita, não permitindo interatividade entre o leitor e o texto, como marcação de trechos e velocidade de leitura, por exemplo.

O braile, por sua vez, é um sistema que atende a um número limitado de pessoas cegas, pois a maioria adquire a deficiência visual na idade adulta, já tendo sido alfabetizada e, ainda, caso a cegueira tenha sido decorrente de diabetes pode haver sensibilidade alterada na ponta dos dedos, dificultando o aprendizado e uso do braile.

Entenda o que é o Programa Daisy

O Daisy é um acrônimo ou sigla para Digital Accessible Information System, que significa Sistema Digital de Informação Acessível. Os livros em formato Daisy permitem a navegação no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador ou outro suporte eletrônico, além da reprodução em áudio.

O padrão Daisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado, com plena interação entre o leitor e o texto, além de reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.

Possibilita também anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em braile, bem como a leitura em caracteres ampliados. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a manipulação por meio de índices ou buscas rápidas. Ou seja, acessibilidade digital plena e irrestrita.

Fonte: http://www.vezdavoz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário