Ally e Ryan

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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A inclusão de crianças com deficiência cresce e muda a prática das creches e pré-escolas


O número de crianças com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino do País cresce a cada ano. O impacto da política de inclusão na educação infantil pode ser medido pelo crescimento das matrículas entre 2002 e 2006. O crescimento não é casual, mas resultado da mobilização da sociedade brasileira. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao ensino fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, e deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão ganhou reforços com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e com a Convenção da Guatemala, de 2001, que proíbem qualquer tipo de diferenciação, de exclusão ou de restrição baseadas na deficiência das pessoas.

Segundo Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, procuradora da República responsável pelos direitos do cidadão no Estado de São Paulo, no biênio 2002–2004, “o acesso das pessoas com deficiência ao ensino formal é garantido até pela legislação penal, pois o artigo 8o, da Lei no 7.853/89, prevê como crime condutas que frustram, sem justa causa, a matrícula de aluno com deficiência”. Sendo assim, a exclusão é crime.

Um comentário:

  1. Olá sou estudante de geografia,porém vou fazer o meu tcc dentro do tema da inclusão e por um acaso encontrei este blog e gostaria que vcs me enviassem por email algo referente INCLUSÃO DO DEFICIENTE FISICO NAS ESCOLAS,tenho pesquisado muito mais quero fazer algo que eu possa de fato contribuir para a sociedade,penso que incluir é passo muito importante para a vida não só do deficiente mas de todos que se sentem ixcluidos da sociedade meu muito obrigado e aguardo.

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