Ally e Ryan

Ally e Ryan

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Escola inova para incluir aluno com deficiência

Professora faz visitas semanais à casa de aluno e explora gostos e habilidades antes desconhecidas, como o computador, para reaproximar o estudante do convívio com os colegas e da instituição de ensino.


Com 16 anos e afastado da escola devido a uma doença que atrofia seus músculos, Tiago Guimarães Cardoso, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mariano Beck, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre (RS), está desenvolvendo novas habilidades e retomando a relação com a instituição ajudado por professores e colegas. Com o auxílio da internet, o menino descobriu uma nova motivação e meio para se ligar com o mundo. O objetivo principal é reaproximá-lo da sala de aula.

Tiago mora no bairro Bom Jesus com a mãe, desempregada, o pai e outros quatro irmãos. Ele sofre de Distrofia Muscular de Duchene, síndrome genética que enfraquece todos os músculos do corpo, impossibilitando gradativamente os movimentos. Ele teve tuberculose e, somente neste ano, sofreu com pneumonia, usou sonda nasal e fez uma intervenção cirúrgica para colocar uma sonda gástrica, por onde se alimenta. A alimentação é à base de um leite especial que, assim como a cadeira de rodas motorizada, recebeu do governo por determinação da Justiça. Atualmente, pesa cerca de 25kg, mas já chegou aos 14kg.

Um netbook - Pelas dificuldades de movimentação e com receio de que possa passar mal na escola, não frequenta a aula há mais de dois anos. A professora Magali Dias de Souza, integrante da SIR (Sala de Integração e Recursos) da escola, faz, desde abril, visitas semanais à casa de Tiago e explora gostos e habilidades antes desconhecidas, como o computador, para reaproximar o estudante do convívio com os colegas e da instituição de ensino. Juntamente com a professora Vera Capeletti, responsável pela turma em que o jovem está inscrito, elaborou atividades pela Internet para colocá-lo em contato com os colegas e professores.

Desde o início das visitas, Magali notou que habilidades como digitação, leitura e escrita avançaram muito. O garoto, que dependia da ajuda dos irmãos e de um amigo para digitar no computador, hoje escreve sozinho utilizando o teclado virtual. Com a ajuda da profissional, Tiago criou página no Orkut, e-mail e MSN próprios pelos quais se comunica com colegas, familiares, amigos e professores. Além disso, vem aprendendo a lidar com o espaço na web e se prepara para criar um blog, que servirá como ferramenta de comunicação entre ele e a escola, visando à retomada das aulas. O computador utilizado é um notebook que Magali leva aos encontros, emprestado da instituição, porque o seu equipamento está velho e não funciona mais.

Todo esforço desenvolvido pelas professoras, colegas e por Tiago, que sonha em ser professor de informática ou técnico do Grêmio, despertou no menino a vontade de divulgar sua história. Ele escreveu um texto sobre sua vida e tem o objetivo de divulgá-lo, na intenção de conseguir a doação de um netbook, que vai acelerar o processo de aprendizado e reintegração com a escola, além de mostrar que, assim como ele, todas as pessoas podem progredir, mesmo com dificuldades.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário